onesoft Website 23 de Junho, 2022 Criar um site é uma tarefa emocionante. Quando se senta para criar um site, enfrenta um mundo de cheio de potencial. Há muito que o seu site pode fazer por si: Aumentar as suas vendas, aumentar os seus clientes, ajudar a fazer novos contactos, auxiliá-lo na procura de emprego ou até mesmo aumentar o número de leitores do seu blog. E isso nem começa a abranger todos os benefícios de ter um site. Mas se quiser tirar o máximo proveito do seu site e colher essas recompensas, precisa de ter cuidado e consideração no planeamento, design e criação. Muitas coisas são necessárias para criar um site bonito e, o mais importante, eficaz. Pode ser difícil ver além da emoção de encontrar o nome de domínio perfeito e escolher o construtor de sites certo, nós entendemos. É por isso que hoje estamos aprofundar um recurso de design de site muitas vezes esquecido: tipografia e font. Como escolher a font perfeita para o seu site Tipografia e font podem não parecer elementos influentes de web design – afinal, contanto que os visitantes do seu site estejam recebendo as informações de que precisam, quem se importa com a aparência das letras e como elas são apresentadas, certo? Errado. O diabo está nos detalhes, caro leitor. E esses dois detalhes aparentemente pequenos, tipografia e font, podem fazer ou quebrar a sua experiência de utilizador. O que é uma fonte? Fontes são “ representações gráficas de texto que podem incluir um tipo de letra diferente, tamanho, largura, cor ou design ”. Já ouviu falar de Times New Roman ou Arial? Que tal Calibri e Comic Sans MS? Mesmo que não as conheça pelo nome, apostamos que as reconhece de vista. Estes são todos exemplos de fontes diferentes. Por que os tipos de font são importantes? As empresas bem-sucedidas sabem que fontes diferentes comunicam mensagens diferentes ao seu público. É por isso que eles devem ser cuidadosamente escolhidas, ninguém quer enviar acidentalmente a mensagem errada para os seus clientes. Estaríamos dispostos a apostar que não existe uma empresa por aí que não tenha decidido minuciosamente a fonte que usa para comunicar com os clientes. Sabia que Steve Jobs é frequentemente chamado de “avô da tipografia?” Ao criar o seu primeiro Mac, ele também projetou e criou dez fontes diferentes. Ele entendeu o poder visual da palavra escrita e procurou maximizá-lo com fontes mais novas e melhores. Embora Steve Jobs não tenha inventado os tipos de letra (que era mais Johannes Gutenberg e sua boa e velha prensa), ele revolucionou o mundo da tipografia digital ao dar-nos uma variedade de fontes que nos permitiram expressar-nos visualmente . Antes de ele aparecer, uma das fontes mais onipresentes era a Digi Grotesk. Aqui está um exemplo do Fonts geek de como é. Poderia imaginar um mundo onde a Internet em grande parte usasse apenas uma fonte? Seria um lugar bem chato, na nossa opinião. Tipos de fontes Existem milhares e milhares de fontes diferentes, mas isso não significa que todas sejam adequadas para web design. Na verdade, vai querer ter certeza de que a font escolhida para o seu site é segura para a web. As fontes seguras para a Web são facilmente lidas por vários navegadores de Internet diferentes. Se não estiver usando uma fonte segura para a Web, é provável que ela seja exibida de maneira muito diferente no navegador de outra pessoa em comparação com o seu. Fontes diferentes transmitem sentimentos diferentes ao leitor, então vamos dar uma olhada em algumas famílias de fontes comuns que provavelmente reconhecerá. Não recomendamos o uso de muitas fontes diferentes no seu site, no máximo três diferentes, pois isso pode parecer confuso. Fontes com serifa As fontes com serifa ou os tipos de letra são distinguidos por um traço decorativo no final das letras (horizontal e vertical). Fontes populares como Georgia, Century e Times New Roman são com serifa. Estas são duas fontes muito conhecidas, e realmente não pode errar ao usá-las. Ambas são seguros na web e facilmente legíveis. As fontes com serifa geralmente são usadas para dar um tom elevado e formal ao seu site. Fontes sem serifa As fontes sem serifa diferem das com serifa porque as letras não têm serifas ou traços decorativos. Sabia que “sans” significa sem em francês? Essas letras não têm decoração, portanto são legíveis, modernas e limpas. Provavelmente reconhecerá fontes como Helvetica, Verdana ou Lucida Sans. Se o seu site pretende ser moderno e direto, tente usar uma fonte Sem serifa em vez de com serifa. Escolhendo as fontes para o seu site. Agora que sabe quais fontes deve usar no seu site e por que elas são importantes, é hora de considerar o número de fontes que deve usar no seu site. Recomendamos escolher três fontes para começar: uma fonte primária, uma fonte secundária e uma fonte terciária. A fonte primária deve ser usada na maioria das vezes. As fontes secundárias e terciárias são compatíveis e estão lá para aprimorar ou destacar coisas específicas no seu site. Confira este guia visual de tipografia do Canva para ver como as suas fontes podem realmente ficar no seu site e deixe-nos saber quais fontes escolheu usar nos comentários! Compreender Nomes De Domínio Construir a Sua Marca Dicas de Web Design font Planear o seu site Tipografia Web Design - 0 Share on Facebook Share on X