onesoft Geral 23 de Outubro, 2022 Esteja sempre no seu melhor comportamento. Crescendo, esse era um refrão comum na minha casa. E o seu? Quer tenhamos percebido ou não na época, os nossos pais foram os primeiros a encorajar-nos a ter consciência das nossas marcas pessoais. Eles nos lembraram de estar cientes do nosso comportamento e de como nos apresentamos em público por causa de como os outros podem nos perceber. Temos trabalhado nas nossas marcas pessoais desde tenra idade e nem percebemos isto. Mas agora, como adultos, é mais importante do que nunca que sejamos intencionais em nossa marca. Esteja candidatando-se a uma universidade, procurando iniciar uma nova carreira, procurando uma mudança de área ou procurando uma reinvenção – ter uma marca pessoal bem desenvolvida dá-lhe uma vantagem. Neste artigo, estamos a falar do que é uma marca pessoal, por que deve preocupar-se com a sua, como cultivar a sua marca e, o mais importante, como aproveitá-la. Índice para Guia de Marca Pessoal O que é uma marca pessoal?Por que é importante ter uma marca pessoal?Criando uma marca pessoalDescubra sua unidadeElaboração de metas SMARTDefina os aspectos tangíveis da sua marcaTornando-se público com sua marca pessoalRecursos adicionais de marca pessoal O que é uma marca pessoal? Marcas pessoais são semelhantes a marcas comerciais ou de empresas. Elas são compostas de todas as suas facetas públicas e, inversamente, o que as pessoas pensam deles. É aquela coisa especial que faz de ti, tu mesmo. Ajuda os outros a interpretar o que faz e por quê. Mas acima de tudo, é autêntico. As marcas pessoais não podem ter sucesso quando são baseadas em mentiras e faz de conta. Não acredite em nós? “88% dos consumidores dizem que a autenticidade é importante ao decidir quais marcas eles gostam e apoiam (com 50% dizendo que é muito importante)”, segundo dados da Stackla . “Mas por que isso importa para minha marca pessoal?” pode perguntar-se. Porque nesse cenário, você é o produto e o consumidor é qualquer pessoa que possa interagir consigo – futuros colegas de classe, parceiros de negócios e até mesmo parceiros de vida. Ninguém gosta de pensar em si mesmo como uma mercadoria, mas às vezes na vida, tem que ajudar alguém a compra-lo a si próprio em vez do outro pessoa (por exemplo, quando há vagas limitadas num programa ou apenas um punhado de cargos em aberto na sua área). Uma marca pessoal dá-lhe essa vantagem; sem dúvida, é a melhor ferramenta que tem no seu arsenal de marketing. Agora, não vamos confundir marca pessoal com reputação: esses termos não são sinônimos. A sua reputação o precede, mas a sua marca pessoal é o que cria e como se apresenta ao mundo. É o seu site , sua rede social, o nome que usa – é tudo sobre si. A sua marca é intencionalmente projetada por si, não pelas palavras de outras pessoas, como é sua reputação. Por que é importante ter uma marca pessoal? Os humanos não são criaturas solitárias. Não importa o que aconteça, precisa de trabalhar com outras pessoas e viver entre elas, mesmo nesta era de domínio digital, onde pode trabalhar e estudar em casa. Nas nossas vidas comunitárias podem ser mais online do que presenciais nos dias de hoje, mas isso só torna mais importante cultivar a sua marca. Se alguém não puder conhecê-lo pessoalmente – o que quer que eles pensem sobre si? O que quer deixa-los a sentir quer numa interação online consigo ou no seu site? Animado? Intrigado para saber mais sobre si? Ou, se não tem presença digital, talvez não esteja dando a eles nada para pensar. Longe da vista, longe do coração, como diz o ditado. Ter uma marca pessoal deliberadamente elaborada é ainda mais vital para quem quer uma vida aos olhos do público, como influenciadores, políticos ou líderes empresariais. Se precisa conquistar as pessoas ou simplesmente quer aumentar a sua comunidade, é melhor fazê-lo genuinamente, mostrando aos outros os melhores aspetos de si mesmo. A sua marca pessoal faz exatamente isso. Pronto para começar a trabalhar na sua? Como constrói a sua marca depende muito do seu objetivo: é conseguir aquele show? Entrar num novo campo de trabalho? Aterrar um grande investimento? É um processo perspicaz, e nós o guiaremos por ele. Ao começar, lembre-se de que não está preso a uma marca pessoal. Os aspetos mais autênticos de si mesmo que gostaria de partilhar com os outros aos 20 anos serão muito diferentes aos 40. À medida que evolui e muda como pessoa, a sua marca também deve evoluir. Ele sempre será um reflexo de si mesmo – como um reflexo digital polido – mas nunca deve ficar estagnado. Criar uma marca pessoal Criar a sua marca é um processo esclarecedor. Aprenderá a se ver através de olhos diferentes e como os outros o percebem, no processo. Não importa o que aconteça, mantenha a autenticidade na vanguarda desse esforço. Comece a construir a sua marca com os seguintes exercícios fundamentais. Descubra a sua unidade Comece fazendo a si mesmo estas perguntas: O que te motiva a acordar e sair da cama todos os dias?De quais habilidades e talentos mais se orgulha?O que teve que trabalhar mais para conseguir?Que habilidades ainda gostaria de desenvolver e que ainda não possui?Quais são seus interesses naturais?O que não te atrai em nada?Como quer que os outros se lembrem de si?O que quer que os outros digam sobre si quando sair da sala?Quem admira? Por quê? Entender o que o motiva como ser humano é o primeiro passo para desenvolver a sua marca pessoal. Não pode comunicar o que e quem é para os outros se você mesmo tiver dúvidas sobre os detalhes. Sem uma visão do que o guia, a maneira como se apresenta pode parecer errática e sem amarras. Uma boa marca é mais do que apenas um ótimo logotipo. Ele precisa de uma base sólida construída com a estratégia da marca em mente, ou então falhará. Seja honesto consigo mesmo ao responder a essas perguntas. Depois de entender de onde vem, onde está e quais áreas precisam de algum trabalho, é hora de falar sobre metas. Elaboração de metas SMART Nem todos os objetivos são criados de forma igual. Alguns são grandes, irrelevantes e nebulosos. Outros são específicos, alcançáveis e com prazo determinado. Os últimos são objetivos SMART. Aqui está o que isso significa: S: EspecíficoEsta parte aborda todos os Qs – quem, o quê, quando, onde e por quê.M: MensurávelComo sabe quando atingiu o seu objetivo? Como esse sucesso será medido?R: AtingívelExemplo: Ninguém pode perder 50 quilos em uma semana. Certifique-se de que não está se preparando para o fracasso definindo uma meta ridiculamente inatingível.R: RelevanteClaro, ser um dos primeiros humanos em Marte seria bom. Mas a menos que seja Elon Musk, como esse objetivo é relevante para si?T: TemporárioTem que começar em algum lugar e decidir onde está a “linha de chegada”. Isso não significa necessariamente que pare de trabalhar no seu objetivo quando chegar a esse ponto. Em vez disso, pense nisso como uma pausa em que vai parar para fazer um balanço de seu desempenho antes de calibrar e continuar de onde parou em busca do seu objetivo, realmente terminando apenas quando o tiver alcançado. Como é uma meta SMART na prática? Digamos que estou trabalhando na minha marca pessoal para me tornar um influenciador reconhecido e ganhar a confiança de grandes empresas e corporações com as quais gostaria de fazer parceria. Em vez de criar uma meta vaga e intimidadora de “Aumentar os meus seguidores nas redes sociais”, vou criar uma meta SMART. Parece algo assim: “Vou aumentar minhas conexões no LinkedIn em 25% nos próximos 3 meses, participando ativamente de conversas em grupos relevantes para a minha área de trabalho”. De repente, sei no que estou trabalhando e como fazê-lo, e posso fazer uma pausa em 3 meses para avaliar o meu desempenho. Defina os aspectos tangíveis da sua marca Quando pensa numa rede de hambúrgueres americanos por excelência, os arcos dourados vêm à mente? Ou é a coroa cravejada de joias? Talvez um W laranja brilhante com listras atrás dele? Marcas conhecidas têm aspectos e características reconhecíveis que lembramos quase instantaneamente quando pensamos nelas ou ouvimos o seu nome de passagem. Quando alguém pensa em si, que parte da sua marca vem à mente? É o seu sorriso cativante ou charme astuto? Existe um aspeto visual da sua marca que alguém pode evocar em sua mente? Se não houver, comece a pensar em como mudar isso. Recomendamos criar as suas próprias diretrizes de marca pessoal. Pode decidir sobre uma estética, criar perfis de redes social coesos projetados para apoiá-la, decidir sobre um nome (domínio) e reunir tudo isso com um site, sua casa digital. Pode conferir nosso guia de branding aqui para saber como decidir cores, logotipos, tipografia e muito mais, e ver esta lista de verificação para garantir que esteja cobrindo todas as suas bases em termos de design visual e de site. Tornando-se público com a sua marca pessoal Não adianta trabalhar na sua marca pessoal se planeia ser um eremita. É para ser visto e partilhado com os outros. E não é apenas como quer que o mundo o veja, é também uma vantagem prática sobre a concorrência na vida cotidiana. Por que alguém deveria confiar na sua recomendação sobre a de outra pessoa? Por que deveria receber esse lugar na equipa em vez de outra pessoa? Como garante que vai conseguir esse emprego? O que acontece quando um potencial pratão pesquisa no Google e não encontra nada que valha a pena? A melhor maneira de garantir o controlo da sua marca online é criando o seu próprio site. Escolha um nome de domínio que o reflita e construa o seu site para possuir o seu espaço digital. As plataformas de redes sociais podem ir e vir ( como o Vine ), então quer ter a certeza de ter uma presença sólida em outros lugares. Recursos adicionais de marca pessoal Procurando mais inspiração e informações para construir uma marca pessoal? Estamos protegendo. Confira os seguintes recursos para criar uma marca pessoal intencional projetada para ajudá-lo a atingir seus objetivos. 10 regras de marca pessoal para viverLista de verificação de marca: design visual e de site Branding Construir a Sua Marca Criar O Seu Site Domínio Marca Pessoal Planear o seu site - Share on Facebook Share on X