O que é design de sites?

O que é design de sites?
Out 2, 2021

Na era digital dos smartphones, tablets e computadores, o design do site de uma empresa é vital, pois influencia por quanto tempo os clientes ficam online a navegar no seu site. Um design de site sólido e bom é intuitivo, fácil de usar, tem uma ótima aparência e adapta-se  ao público-alvo. Por outro lado, um site mal projetado frustrará e afastará potenciais clientes.

Não se engane, um bom design é mais do que estética; pode afetar a otimização do seu site nos mecanismos de pesquisa, classificações do google, comportamento do visitante e perceção da marca. Portanto, se deseja que o seu negócio online prospere, comece com a base de seu web design. Discutiremos os principais elementos do web design em baixo para que possa atrair mais clientes, aprimorando a aparência, a funcionalidade e a experiência geral do seu site.

O que é Web Design?

O design do site costumava significar a criação de sites para navegadores de computadores. Nos últimos anos, no entanto, a importância dos navegadores para smartphones e tablets passou para primeiro plano. Hoje, mais pessoas navegam na Internet diariamente nos seus telefones do que num computador, com 68% de todo o tráfego na Internet vem de dispositivos móveis .

Existem vários aspetos do web design, incluindo:

Com isso em mente, o  web design normalmente funciona como um substituto para descrever o lado do cliente ou design de front-end do site. O front-end do seu site é a parte que os seus clientes veem, navegam e interagem nos seus navegadores.

O objetivo de um design bem pensado é prender a atenção dos seus clientes, vender um produto ou serviço e dar uma noção real do que é a sua empresa. O bom design reúne ideias, depois implementa-as e exibe-as numa estética agradável – utiliza vários conceitos e princípios e orientações baseadas no comportamento humano e nos hábitos de consumo online.

Criação de sites onesoft.pt

5 elementos do web design

Se está a planear construir um site para a sua empresa ou renovar o antigo, é crucial que reserve um tempo para entender os meandros do web design. Criar o esquema perfeito para o seu site de negócios requer experiencias  e tentativa e erro. Encontrar a combinação perfeita de elementos pode ser um processo frustrante e desafiador, mas valerá a pena a longo prazo, pois os seus clientes atuais e potenciais passarão mais tempo no seu site. É preciso esforço e paciência para acertar, mas, quando o fizer, terá um site do qual se pode orgulhar.

Quais são os principais elementos visuais nos quais deve se concentrar ao projetar o seu site? Os 5 principais são:

Layout

As pessoas decidem ou formam opiniões num piscar de olhos, em 100 milissegundos . As primeiras impressões são importantes, especialmente para sites. Em 2012, o Google confirmou isso com um estudo que descobriu que o design estético impactou as visões dos utilizadores em relação ao site em menos de 50 milissegundos de visualização.

Um bom design visual é extremamente importante e tudo começa com o seu layout. Resumindo, um layout é a maneira como o texto, os anúncios, os gráficos e os média são organizados e colocados numa página. Um bom layout tornará a localização das informações vitais o mais fácil possível. Isso inclui:

  • O logotipo da empresa
  • A barra de navegação principal
  • A caixa de pesquisa
  • Imagem principal
  • Conteúdo
  • A parte inferior do site

Um bom layout inclui os seguintes elementos:

  • Ter espaços em branco – o espaço em branco refere-se ao espaço vazio numa página que separa as várias partes, incluindo cópia, margens e barra lateral. O espaço em branco evita a desordem e ajuda a direcionar os olhos do cliente para os recursos ou mensagens importantes.
  • Intuitivo – não precisa reinventar a roda. Os utilizadores da Internet foram condicionados a esperar certos aspetos fundamentais de qualquer site. Por exemplo, a barra de pesquisa está normalmente no canto superior direito e a navegação da página está no topo e no centro.
  • Chama a atenção – Semelhante ao enquadramento na arte, fotografia ou cinema pode subconscientemente direcionar os olhos do espectador para o ponto de ênfase, o web design sólido naturalmente guia os olhos do utilizador para o essencial.
  • Projetos baseados em grid – Recentemente, este tipo de web design tornou-se mais popular. Envolve a intersecção de linhas verticais e horizontais que atuam como parâmetros para a colocação de vários elementos. As grid mantêm o design visual simples, ordenado e organizado. O McDonald’s , por exemplo, usa um design baseado em grid.

Cor

A cor é outra faceta que inconscientemente desencadeia algo nas pessoas, evocando emoções ou sentimentos, estejam ou não cientes do fato. O design moderno da web depende muito de esquemas de cores e uso cuidadoso de cores para criar uma paleta robusta e memorável.

Encontrar o equilíbrio certo pode ser complicado. Não quer exagerar nas cores, pois isso pode ser visualmente opressor e criar uma distração. Sabia que a grande maioria dos sites modernos usa apenas duas ou três cores? Por exemplo, o site de Bose usa uma cor primária off-black com destaques em cinza. Isso simplifica as coisas e permite que eles enfatizem as cores dos seus headphones.

Se aceder ao Facebook ou a Amazon, verá que fixam propositalmente numa cor de fundo primária e uma cor de destaque. A cor pode chamar a atenção do visitante, mas também pode oprimir se houver em excesso ou as cores não forem coordenadas. Se está neste estado de escolha de cores, experimente diferentes combinações, matizes e tonalidades para encontrar o esquema de cores que melhor evoca a personalidade da sua marca.

Gráficos

Muitas pessoas esquecem o poder das imagens para transmitir informações ou vender uma marca. Considere os logotipos da Coca Cola, Nike ou Apple. As suas imagens vendem a sua marca ou serviço melhor do que qualquer comercial jamais poderia. Aproximadamente 65% dos americanos aprendem visualmente , portanto, não ignore a importância de usar imagens para ajudá-lo a expressar a sua mensagem de maneira sucinta. O símbolo de perigo nuclear pinta um quadro com muito mais eloquência do que os avisos escritos jamais o faram.

Os gráficos abrangem:

  • Fotos
  • Infográficos
  • Gráficos
  • Logos
  • Clipart
  • Ícones
  • Arte da página

Todos esses componentes podem melhorar o web design e ajudar a dar personalidade e caráter ao seu site. Assim como acontece com as cores, os gráficos devem ser usados ​​com bom gosto para complementar, em vez de prejudicar o foco principal do seu site. Considere o uso de uma mistura de texto e gráficos, pois é a melhor maneira de manter o visual do seu site e, ao mesmo tempo, enviar uma mensagem clara.

Fontes

A tipografia é uma maneira engenhosa de comunicar a sua mensagem, estilo e personalidade. Vai querer encontrar uma composição que corresponda à sua profissão. Um médico ou advogado, por exemplo, pode querer uma fonte com serifa atemporal, enquanto uma startup pode ser mais bem servida selecionando algo mais divertido ou pronto para usar. A grande maioria dos navegadores da web só é capaz de ler fontes específicas, portanto, certifique-se de escolher fontes seguras para o seu site.

Algumas das fontes mais populares incluem:

  • Sem serifa
    • Arial
    • Calibri
    • Geneva
    • Helvetica Trebuchet MS
    • Century Gothic
  • Serif
    • Cambria
    • Garamond
    • Georgia
    • Times New Roman
    • Book Antiqua
  • Monospaced
    • Courier New
    • Lucida Sans Typewriter
    • Monaco
    • Consolas
    • Andale Mono
  • Fantasy and Script
    • Papyrus
    • Copperplate
    • Brush Script MT
    • Apple Chancery
    • Chiller

O seu objetivo é encontrar fontes que complementem em geral o seu design, mas permaneçam fáceis de ler. Quer que o seu público-alvo gaste tempo navegando no seu site, não perdendo tempo traduzindo hieróglifos.

Conteúdo 

Depois de estabelecer as bases de seu web design, é hora de preencher o seu site com conteúdo. O conteúdo envolve páginas escritas no site, bem como artigos em blogs e outras médias. O conteúdo deve concentrar-se em várias coisas, incluindo:

  • Search Engine Optimization
  • Incorporar palavras-chave relevantes
  • Vender o serviço ou produto
  • Transmitir a experiência e autoridade da marca
  • Ilustrar que a marca é confiável

Não tem muito tempo para atrair clientes, então o conteúdo deve ser rápido e direto ao ponto. O seu conteúdo deve ser informativo, apontar um problema ou uma necessidade, oferecer uma solução e fornecer um apelo à ação.

Tudo começa com o domínio certo. Obtenha já o seu hoje.

As Duas Formas de Web Design

Ao criar o seu site, provavelmente terá que decidir entre usar um web design responsivo ou adaptável. Nos últimos anos, estes dois métodos de web design tornaram-se básicos.

  • Design Responsivo (RWD) – Os sites são projetados para adaptar e alterar o tamanho da página de acordo com as várias resoluções, tamanhos de ecrã e conteúdo. O conteúdo move-se dinamicamente no ecrã. Os benefícios incluem:
    • Muito fácil de usar. Permite flexibilidade com diferentes resoluções de ecrã e dispositivos.
    • Bom para SEO, pois é tudo uma página em vez de três páginas distintas.
    • Custos de manutenção mais baixos, uma vez que o programa de operação é universal
    • E nenhum redireccionamento necessário entre smartphone e computadores.
  • Design adaptativo (AWD) – as páginas são criadas exclusivamente para cada dispositivo. Portanto, haverá uma página para computador, página para smartphone e página para tablet. Cada espaço corresponderá à resolução do ecrã do dispositivo e as páginas serão diferentes com base no tamanho e na resolução do ecrã. O site deteta o tamanho da tela e seleciona o layout adequado. Existem seis larguras de ecrã diferentes mais comuns que podemos encontrar:
    • 320
    • 480
    • 760
    • 960
    • 1200
    • 1600

Os benefícios incluem:

  • Custa menos porque é mais simples de programar e implementar.
  • A codificação é menos complicada e mais eficiente em termos de tempo.
  • Maior compatibilidade com sites mais complexos.
  • Mais fácil e preciso em relação aos testes.

Adaptável é ideal para adaptar um site antigo a fim de melhorar a sua compatibilidade com dispositivos móveis ou tablets. O responsivo, por outro lado, é mais comum e usado em sites novos, pois são mais fáceis de manter e proporcionam uma sensação de navegação mais fluida.

Melhorando a facilidade de uso

Além dos principais componentes do web design que dão personalidade à página, qualquer bom site leva os seus utilizadores em consideração. Projetar uma página da Web amigável pode ajudá-lo a evitar rejeitar potenciais clientes desnecessariamente. Com muita frequência, as empresas optam por priorizar os SERPs do Google em relação ao seu conteúdo. Não caia na armadilha de enfatizar o SEO ou as classificações sobre a experiência do utilizador. Em vez disso, otimize o seu site para o utilizador e construa uma base de clientes leais e visitantes recorrentes para aumentar a sua classificação. Os elementos a serem considerados incluem:

  • Multimídia – Considere o uso de vídeo, áudio ou música para melhorar o design ou vender a sua história. No entanto, lembre-se de que muitos utilizadores não apreciam vídeos que são reproduzidos automaticamente com o volume ligado. O seu objetivo é reforçar a sua mensagem e não incomodar o seu público-alvo, portanto, seja económico com os multimídia.
  • Navegação – A arquitetura das páginas da web e menus deve ser criada com os utilizadores em mente. Funciona como um mapa de todos os lugares que o utilizador pode ir. O design deve ser focado em tornar a navegação intuitiva e sem esforço; não deseja complicar demais o movimento ou ocultar aspetos. Confundir os seus novos utilizadores afastara-os do seu site.
  • Mobile – embora o computador já tenha reinado supremo, o smartphone e o tablet são o caminho do futuro. A sua página da web deve ser compatível e ter um desempenho de alto nível com todos os dispositivos, sistemas operativos e navegadores.
  • Interativo – para criar um site próspero e uma base de utilizadores leais, deseja construir uma comunidade para que os utilizadores reajam e interajam. Considere adicionar caixas de comentários e a capacidade de partilhar coisas nas redes sociais. Crie uma conta no Instagram, Twitter e Facebook para ajudar a reforçar a presença e influencia online da sua empresa.
  • A página inicial – não tenha medo de criar uma página inicial mais longa que atraia o utilizador e o force a  fazer scroll down. Fazê-los interagir com o site melhora as taxas de conversão e cliques. A página inicial pode incluir:
    • Proposta de valor
    • Resumo dos bens ou serviços
    • Um vídeo introdutório
    • Características do produto
    • Testemunhos
    • Histórias de sucesso
    • Recursos
    • Sobre nós

Começando

Se precisa criar um design de site , onesoft.pt possui uma equipa de design e programação que integra todos os elementos de que precisa para fazer o seu site. Isso inclui:

  • Opções da Web responsivas para dispositivos móveis com uma variedade de temas e modelos fantásticos
  • Seções pré-construídas e designs personalizáveis
  • Arrastar e soltar o design da página da web
  • Sem codificação, sem instalações, sem plug-ins
  • Fontes, cores e elementos de design personalizáveis
  • Ferramentas de SEO

Começar é rápido e fácil. Não precisa ter as habilidades de um especialista em web design; tudo que precisa é de uma equipa que o guie e crie o seu site para começar. Entre em contacto hoje mesmo e um dos especialistas de onesoft.pt pode ajudar com as necessidades de web design ou registo de domínioSe deseja renovar todo o seu site, pergunte-nos sobre os nossos serviços completos de web design .

Criação de sites onesoft.pt

Deixe uma resposta