Como funciona o DNS

Como funciona o DNS
Set 21, 2021

Um dos aspetos mais fundamentais da Internet é o Sistema de Nomes de Domínio (Domain Name System  – DNS).

Apesar da sua importância vital para o funcionamento geral da internet, poucas pessoas percebem que o estão a usar regularmente, não apenas quando desejam registar um nome de domínio , mas sempre que usam o seu computador ou smartphone.

Portanto, para todos os possíveis proprietários de sites pela primeira vez, aqui estão alguns termos básicos para entender que podem ajudar a a começar o seu site.

Tudo começa com o domínio certo. Obtenha já o seu hoje.

Endereços IP

O que é um endereço IP? Os computadores na internet correspondem uns aos outros usando endereços de protocolo da Internet (IP). Esses endereços IP são uma sequência de dígitos e pontos numéricos, de 32 ou 128 bits, que se parecem com o ex.: 174.199.239.174.

Têm duas funções principais:

  • Um endereço IP representa o endereço online de um computador para que ele possa ser localizado ou localizar outros computadores.
  • Um endereço IP permite a identificação do servidor ou da rede.

Os computadores são ligados para obedecer a uma lista de comandos ou protocolos de rede integrados para ligarem-se à Internet e trocar informações.

Quando um computador fica online, a primeira coisa que faz é ligar-se a uma rede de Internet. Isto fornece acesso à Internet, usando o seu provedor de serviços de Internet (ISP), rede de trabalho ou redes sem fio.

O Sistema de Nomes de Domínio

Com a evolução da Internet, os endereços IP foram criações engenhosas, permitindo que os cientistas da computação identificassem computadores individuais e comunicassem entre eles. Embora isso funcionasse muito bem quando a Internet era composta por alguns computadores, à medida que mais dispositivos e pessoas juntavam-se à rede em rápido crescimento, esse método, compreensivelmente, tornou-se excessivamente complicado.

Como pode imaginar, se isso fosse difícil para os cientistas da computação, pedir aos utilizadores que memorizassem várias sequências de 12 dígitos aleatórios seria impraticável, senão impossível. Embora fosse possível criar uma gigantesca lista telefónica IP, cada um com o computador e o endereço IP específicos, essa também parecia uma solução ineficiente. Então, para aliviar esse problema, os cientistas da computação propuseram a criação de um sistema de nomes de domínio.

A ideia básica subjacente ao conceito de DNS era que os humanos têm mais facilidade para lembrar palavras do que sequencias numéricas. Portanto, seria muito mais simples ter um apelido para cada endereço IP, que agora chamamos de nome de domínio. Para facilitar este processo, cada nome de domínio seria:

  • Um nome único e vinculado a um endereço IP único específico.
  • Registado, mantido e pago pelo proprietário.
  • Adicionado a um extenso diretório para ser regulamentado e supervisionado.

Essa solução proposta foi amplamente aceite e o sistema de nomes de domínio nasceu.

Qual é o servidor DNS?

Ao perguntar “o que é a base de dados DNS”, é essencial entender como funciona a resolução de DNS. A resolução DNS ocorre quando um nome de servidor, como google.com, é convertido num endereço IP. Esta consulta DNS deve passar por quatro tipos diferentes de servidores DNS para localizar um nome de domínio:

  • Recursor DNS – este servidor de alta performance e alto desempenho é o bibliotecário do sistema de nomes de domínio. Ele ajuda a localizar o nome de domínio específico entre aquela vasta gama de bilhões de outros nomes. Este servidor da Internet recebe consultas de aplicações e, em seguida, faz outras solicitações para ajudar a encontrar o nome de domínio.
  • Servidor de nomes raiz – O servidor raiz é a fase inicial de resolução de nomes de domínio em endereços IP. É semelhante ao Sistema Decimal de Dewey, que indexa e categoriza nomes, agindo como um ponto de referência que envia a consulta para um local mais específico.
  • Servidor de nome de domínio de topo – O servidor TLD ajuda a continuar a restringir o nome de domínio de uma categoria específica. Para o propósito da analogia da biblioteca, isso seria como ir para a seção de terror.  O servidor, é a última parte do nome de domínio. Por exemplo, o .pt em onesoft.pt é o TLD (domínio de nível superior).
  • Servidor de nomes autoritário – Este é o servidor da Internet do terminal de uma consulta DNS, recuperando o nome específico e correspondendo ao endereço IP. Ele traduz esse endereço IP e envia-o de volta ao recursor DNS, que, por sua vez, atende à consulta do utilizador.

O diretório DNS

Atualmente, existem mais de um quarto de trilião de nomes de domínio registados em todo o mundo. Por causa do seu tamanho e escopo absolutos, o diretório DNS não é todo armazenado num mega servidor; em vez disso, é armazenado em vários servidores de domínio que se comunicam e atualizam constantemente. É importante observar que cada nome de domínio pode ser vinculado a mais de um único endereço IP. Alguns sites podem ter dezenas, senão centenas, de endereços IP vinculados a um único nome de domínio.

Se o diretório DNS estivesse todo num único lugar, não só seria mais vulnerável a ataques de hackers ou ameaças maliciosas, mas também faria com que o processo de resolução demorasse infinitamente mais para obter uma resposta, já que você e milhões de outras pessoas fariam pesquisas em simultâneo de bilhões de nomes simultaneamente.

Para facilitar esse processo e evitar lentidão, duas coisas principais ocorrem:

  • As informações de DNS são divididas e partilhadas entre centenas de servidores de nomes autorizados
  • As consultas DNS são armazenadas em cache localmente, portanto, se usa regularmente um site, como o Facebook, as informações DNS são guardadas no seu computador para que ele não precise de  pesquisar novamente por essas informações DNS.

Por que os nomes de domínio são importantes

Se está a começar um negócio e deseja ter um site associado, é essencial que registe um nome de domínio no sistema de nomes de domínio. Pense seriamente na escolha de um nome que forneça o máximo de benefícios para construir a sua marca e gerar tráfego.

Os benefícios de selecionar os nomes de domínio certos incluem:

  • Publicidade – Um nome de domínio é essencial se deseja ter patrocinadores ou anúncios no seu site, o que ajuda a construir autoridade de marca e gerar receita adicional.
  • Branding – um nome de domínio é o primeiro passo para construir a sua marca e incentivar os clientes a vincular inconscientemente o nome à sua marca. Um site e um nome de domínio dão a oportunidade de dizer quem é e o que faz ou vende.
  • Estabelecer credibilidade – a presença na Internet é vital na economia de hoje. Os sites são usados ​​como ferramentas de triagem inicial para garantir que a empresa e os produtos que vendem sejam confiáveis. Quando tem um nome de domínio, especialmente um nome de domínio premium , pode enviar o seu potencial negócio para um site que confirma a sua credibilidade, para que um potencial cliente  faça negócios consigo e lhe confie as suas informações pessoais.
  • Formar links subliminares – Bons nomes de domínio devem ser fáceis de lembrar. Normalmente, ajuda se forem curtos e memoráveis. Esses nomes devem estar relacionados aos seus produtos e serviços, de forma a que as pessoas naturalmente associem o seu nome ao seu setor.
  • Concede-lhe um e-mail profissional – Ter o seu próprio nome de domínio permite que ligue um domínio a endereços de e-mail, como Gmail para o trabalho ou Microsoft Office 365 , conferindo mais profissionalismo e credibilidade às suas comunicações.
  • Resultados da pesquisa – Um nome de domínio relevante ajuda a melhorar os resultados da pesquisa. Se deseja vender drones de corrida, por exemplo, o nome de domínio everythingracingdrones.com terá uma classificação mais alta naturalmente, com a palavra-chave como parte do nome.

Registo do Sistema de Nome de Domínio

A Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números (ICANN) foi criada para “coordenar os espaços numéricos da Internet e garantir a operação estável e segura da rede”. Os registadores de domínio trabalham com a ICANN para registar oficialmente e vincular nomes de domínio a endereços IP.

onesoft.pt é um registador e provedor de alojamento que pode cumprir o processo de registo, uma vez que ICANN nos credenciou e concedeu esse privilégio. Portanto, se deseja criar um nome de domínio, onesoft.pt é onde o processo começa.

Deve estar ciente do fato de que registar um nome de domínio não o torna o proprietário vitalício desse nome; em vez disso, aluga esse nome por um determinado período de tempo. Isso normalmente consiste num período de aluguer que dura de um ano a vários anos. Quando esse tempo chegar ao fim, terá a primeira opção exclusiva de renovar o seu registo por um período adicional. Se o seu nome expirar sem ser renovado, outra pessoa pode registar o nome.

O processo de registo DNS

Depois de encontrar o nome ideal e verificar se ele está disponível, pode registar o nome de domínio escolhido em onesoft.pt. Para se registar, precisa enviar o seguinte:

  • O nome de domínio específico.
  • O domínio de topo escolhido.
  • As suas informações de contacto, incluindo nome, sobrenome, endereço físico, endereço de e-mail, número de contacto.
  • Os termos e a duração do registo.
  • As suas informações de pagamento e cobrança.

Depois de preencher todas essas informações e clicar em enviar, onesoft.pt envia uma solicitação de registo e arquiva o seu nome de domínio na ICANN.

O Sistema de Nome de Domínio ajuda a sua empresa a ser encontrada online

O DNS tem sido extremamente importante para facilitar e categorizar a Internet. Faz girar a rede mundial de computadores e permite que os utilizadores da Internet pesquisem o nome do site em vez do seu endereço IP específico.

Criação de sites onesoft.pt

Deixe uma resposta