O que é ICANN?

Ago 30, 2021

Pode não ter ouvido a sigla ICANN, mas é fundamental manter a Internet a funcionar como a conhecemos.

Nesta publicação, vamos falar sobre tudo o que precisa saber sobre a ICANN e a função vital que desempenha na web mundial.

Tudo começa com o domínio certo. Obtenha o seu hoje em onesoft.pt.

O que é ICANN?

ICANN, que significa Internet Corporation for Assigned Names and Numbers, é uma organização sem fins lucrativos estabelecida nos Estados Unidos em 1998 para ajudar a manter a segurança da Internet e permitir que seja usada por todos. Sempre que regista um domínio na Internet, passa por um registar de domínios, que paga uma pequena taxa à ICANN para registar o seu domínio como parte do processo de registo de domínio.

Embora a ICANN não controla o conteúdo que vai para a Internet, o que significa que não pode regular o acesso à Internet ou ajudar a impedir a ocorrência de spam, ela ajuda a manter a segurança da Web ao desenvolver e aplicar políticas sobre os identificadores exclusivos da Internet. Esses identificadores exclusivos são o nome e o número que escreve na barra de endereço ao realizar uma pesquisa por um determinado site. O endereço desse site deve ser exclusivo para que os computadores saibam onde encontrar.

Ao ajudar a coordenar esses identificadores exclusivos em todo o mundo, ICANN permite-nos ter uma Internet global. Ao fazer isso, ICANN também ajuda a promover a competição na web e desempenha um papel vital na expansão e evolução da Internet.

Como a ICANN está relacionada ao Sistema dos Nomes de Domínio?

Existe um sistema que torna a Internet acessível ao ser humano. Esse sistema, denominado Sistema dos Nomes de Domínio, ou DNS, torna mais fácil lembrarmos um endereço da web ou endereço IP .

Um endereço IP é uma série complexa de números que se correlacionam cada um a um dispositivo diferente; no entanto, seria muito difícil para um ser humano lembrar-se dessas longas listas de números. O DNS intervém para converter esses números numa série de letras. O endereço IP vincula essa série de letras à série precisa de números.

Quando essa conversão é feita, pode encontrar um determinado site com o seu nome, em vez de uma série de números aparentemente aleatória. Os computadores ainda se comunicam entre si e sabem o endereço por esses números, mas para os humanos, só precisamos de nos lembrar de onesoft.pt , por exemplo.

O DNS, portanto, torna muito mais fácil para as pessoas usarem a Internet. Também evita que um domínio seja vinculado a um computador específico, uma vez que é fácil alterar um determinado domínio num endereço IP. Quando ocorre uma mudança, toda a Internet leva menos de 48 horas para reconhecer a mudança porque a infraestrutura de DNS ultra flexível está em constante atualização.

Um domínio é composto de dois elementos, incluindo o que vem antes e depois do ponto. O que vem à direita do ponto, como “com”, “org” ou “net”, é conhecido como domínio de nível superior ou TLD. Para cada TLD específico, há uma empresa ou registo responsável por todos os domínios que terminam com aquele TLD específico. Esse registo tem acesso à lista completa de domínios diretamente sob esse nome, além de qualquer endereço IP ao qual esses nomes estejam associados.

A parte antes do ponto é provavelmente o nome da sua empresa ou organização e é o nome de domínio que registou. Este domínio é usado para o seu site, e-mail e muito mais.

O DNS, portanto, possibilita que as pessoas encontrem determinados sites na Internet, por meio das informações fornecidas durante o processo de registo dos nomes de domínio. E-mail e muitos outros usos online também são baseados neste sistema.

Agora deve estar a perguntar-se onde a ICANN entra …

Os domínios são vendidos por registrars. Não há um único registrar que governe todos os domínios, mas sim uma vasta rede. Esses registrars podem cobrar o que quiserem por um domínio, mas cada registar deve pagar uma taxa definida por domínio para o registo apropriado no qual o domínio está a ser registado.

ICANN tem contratos com cada um desses registos e gere um sistema de credenciais para registrars. Este sistema fornece o ambiente do nome de domínio estável, o que nos dá uma Internet aberta.

Qual é a função da ICANN nos endereços IP?

A relação entre a ICANN e os endereços IP é semelhante à dos nomes de domínio usados ​​por humanos. Assim como não pode ter dois domínios com o mesmo nome, também não pode haver endereços IP idênticos.

ICANN não administra esse sistema, mas desempenha uma função administrativa. Ajuda a coordenar como os endereços IP são distribuídos para que não ocorram repetições. ICANN também atua como repositório central de endereços IP. Nesse repositório, os intervalos são fornecidos aos registos regionais, que os distribuem aos provedores de rede.

O que ICANN tem a ver com servidores raiz?

Existem treze servidores raiz ao todo, o que significa, mais tecnicamente, que existem treze endereços IP onde os servidores raiz podem ser encontrados. Esses servidores que possuem um dos treze endereços IP podem estar localizados em dezenas de diferentes áreas físicas da web. No entanto, todos esses servidores armazenam uma cópia do mesmo ficheiro que atua como o índice principal dos catálogos de endereços da Internet. Cada domínio de nível superior tem um endereço listado onde pode encontrar o catálogo de endereços desse registo.

Os servidores raiz não são consultados com muita frequência, pois, uma vez conhecidos pelos computadores da rede, o endereço de um domínio de nível superior é retido. Eles só voltam ocasionalmente para se certificar de que o endereço não mudou. No entanto, os servidores raiz ainda são uma parte importante da Internet e ajudam a mantê-la a funcionar sem problemas.

Os operadores dos servidores raiz podem permanecer amplamente autónomos. No entanto,  ainda precisam de trabalhar juntos e garantir que o sistema esteja atualizado com a ICANN e as mudanças da Internet.

Qual é o objetivo principal da ICANN?

A principal função da ICANN é fazer com que a Internet funcione sem problemas em todo o mundo. Isso é mais comumente conhecido como “capacidade de resolução universal”. Este termo significa que obtém os mesmos resultados quando acede a rede, não importa onde esteja no mundo. Isso dá-nos uma Internet, em vez de uma experiência que funciona de maneira diferente dependendo da sua localização.

Como a ICANN está estruturada?

A ICANN como um todo é, na verdade, composta de vários grupos diferentes, cada um deles representando uma seção diferente da Internet. Cada grupo contribui com todas as decisões finais tomadas pela ICANN. Essas organizações de apoio da ICANN representam endereços IP, nomes de domínio e domínios de primeiro nível com códigos de países .

Existem também quatro equipas de comités consultivos que oferecem conselhos à ICANN. Esses grupos de comités consultivos representam órgãos governamentais e organizações de tratados internacionais, operadores de servidores raiz, privacidade e segurança da Internet e a comunidade em geral (referindo-se ao utilizador médio da Internet).

Finalmente, existe um grupo técnico de ligação que trabalha com organizações para fornecer protocolos básicos para tecnologias da Internet.

Todas as decisões finais da ICANN são feitas pela sua administração. O Conselho tem um total de 21 membros, 15 dos quais com direito a voto, enquanto os seis restantes são contactos sem direito a voto. Oito dos membros que votam são escolhidos por um comité de indicação independente, enquanto o restante é indicado por organizações de apoio.

ICANN também tem um presidente e CEO, que dirige a equipa da ICANN e o seu trabalho. Essa equipa está localizada em todo o mundo em diferentes países e coordena os seus esforços com organizações de apoio e comités consultivos.

Qual é o processo de tomada de decisão da ICANN?

Como a ICANN tem um trabalho muito importante a fazer, pode estar curioso para saber como eles farão as mudanças na Internet.

As organizações de apoio sugerem mudanças na rede atual ou levantam quaisquer preocupações que elas ou um comité consultivo identifiquem. Essas mudanças são discutidas e, eventualmente, um relatório é criado e divulgado para revisão pública. Quando as alterações sugeridas afetam outro grupo dentro do sistema da ICANN, esse grupo tem a oportunidade de rever as alterações sugeridas e oferecer opiniões sobre o assunto. As opiniões desse grupo também são divulgadas ao público.

Cada uma dessas análises é colocada num único relatório que é apresentado ao Conselho de Diretores da ICANN, incluindo uma lista de recomendações com base no feedback. O Conselho então examina a lista e aprova ou nega as alterações. O Conselho pode aprovar todas as alterações, ou aprovar algumas e negar outras, ou até mesmo negar a proposta inteira. Frequentemente, a questão é enviada de volta a uma das organizações de apoio envolvidas, com uma explicação do que precisa ser corrigido antes que a questão seja aprovada.

O processo repete-se até que todos os grupos envolvidos e o Conselho de Administração possam chegar a um acordo ou a uma decisão final sobre o relatório.

Quem responsabiliza a ICANN?

Existem responsabilidades internas e externas para a ICANN.

No que diz respeito às responsabilidades externas, ICANN, como organização, é constituída de acordo com a lei do Estado da Califórnia. ICANN, portanto, deve obedecer às leis dos Estados Unidos e pode ser levada a tribunal pelo sistema judiciário dos Estados Unidos. Como uma organização pública sem fins lucrativos, ICANN e os seus diretores também são legalmente responsáveis ​​por cumprir as suas obrigações de acordo com a legislação corporativa.

ICANN também se responsabiliza por meio do seu estatuto, a presença global, um comité consultivo de nomeação independente (que seleciona alguns membros da direção), funcionários seniores que são eleitos anualmente pela direção e procedimentos de resolução de conflitos, incluindo um comité de reconsideração da direção, um órgão independente e painel de revisão e um ombudsman.

Manter a Internet aberta

ICANN desempenha um papel fundamental nos esforços para manter a Internet aberta para todos. Isso é feito por meio do seu modelo de controlo de múltiplas partes interessadas, embora alguns tenham expressado preocupações sobre a ICANN operar como um órgão independente, temendo que nenhuma empresa, governo ou indivíduo isolado deva estar no controlo da Internet.

Deve ser declarado mais uma vez que a função da ICANN não é regulamentar o conteúdo que aparece online; no entanto, existem preocupações sobre o conteúdo que pode surgir quando o DNS é controlado por governos internacionais. Existem preocupações adicionais sobre como a ICANN lida com conteúdo controverso e outros assuntos, uma vez que remoções em nível de domínio podem ser vistas como violações da liberdade de expressão e / ou liberdade de imprensa.

Os processos que ICANN incorporou servem para garantir que a Internet permaneça aberta a todos os utilizadores, em todo o mundo, numa rede ligada.

ICANN ajuda a manter o seu site online

Como pode ver, ICANN desempenha um papel fundamental na manutenção da Internet como a conhecemos e continua a moldar e desenvolver a Internet de amanhã. Sempre que regista um domínio , ICANN recebe uma pequena parte da taxa e supervisiona o seu domínio para ajudar a manter a segurança da web.

Tudo começa com o domínio certo. Obtenha o seu hoje em onesoft.pt.

1 Comment

  1. Pingback Onesoft PT - Como funciona o DNS



Deixe uma resposta