O que é um domínio de segundo nível?

O que é um domínio de segundo nível?
Set 19, 2021

Em termos simples, um domínio de segundo nível é o nome à esquerda da extensão do domínio, o .com ou .net. O site example.com foi reservado para explicar a relação entre domínios de primeiro nível (TLDs) e domínios de segundo nível (SLDs). Aqui, a palavra “example” – diretamente à esquerda do ponto final – é o domínio de segundo nível. No site onesoft.pt , a palavra “onesoft” é o SLD.

O SLD é o primeiro ponto de contacto dos internautas com o seu site. É a parte mais memorável de um URL e, portanto, a mais importante. Posteriormente, veremos todas as diferentes maneiras de tirar proveito de um SLD.

Muitas pessoas ficam confusas sobre o termo domínio de segundo nível. Elas não sabem onde está localizado no nome de domínio geral, ou por que é importante em primeiro lugar. Se compreender a capacidade total de um domínio de segundo nível, não apenas terá mais facilidade para navegar pela vasta extensão da Internet, mas também poderá tornar o seu site pessoal mais visível.

Para compreender totalmente a importância desse posicionamento e como aproveitar os domínios de segundo nível de maneira benéfica, é necessário compreender a finalidade de um nome de domínio.

domínio de topo

O que é um nome de domínio?

No sentido mais básico, o nome de domínio de um site é o endereço de um site online, assim como o seu endereço físico. Se quiser que as pessoas encontrem a sua casa, fornece-lhes uma combinação de letras e números que permita que as pessoas identifiquem a sua localização. Os nomes de domínio funcionam exatamente da mesma maneira. Se a Internet é um bairro enorme e os sites são casas, os nomes de domínio são os endereços impressos nas ruas ou nas casas.

Os nomes de domínio também são exclusivos; não existem dois iguais na internet. Embora o mesmo endereço possa existir para duas casas que existem em duas cidades vizinhas, a Internet é basicamente um grande bairro coeso. Como não há duplicação de nomes de domínio, cada nome de domínio é especial e valioso.

Componentes de um nome de domínio

Os nomes de domínio, como o que está atualmente na barra de pesquisa desta página, são compostos por vários componentes. Cada elemento alfanumérica é usado para ajudar a organizar o endereço da web para que os computadores e os utilizadores da Internet possam aceder a sites facilmente. Cada endereço da web que existe na internet adere a essa estrutura.

Depois de entender como funciona a estrutura de um nome de domínio, é mais fácil entender como os domínios de segundo nível são importantes. Eles têm uma função inestimável, geralmente são o elemento mais memorável de um endereço da web e são frequentemente muito procurados.

URL

Todo mundo já ouviu a abreviatura “URL”, mas o que realmente significa? Significa Uniform Resource Locator e é o nome de toda a sequência de letras e símbolos de um endereço da web. Em outras palavras, cada elemento individual de um endereço da web faz parte do URL geral.

Novamente, pense no seu endereço. Na sua totalidade, leva à sua casa, mas também pode ser dividido em partes. Inclui o nome da sua rua, o seu código postal, o nome da sua cidade e os números que correspondem à sua casa ou apartamento. Apenas na sua totalidade o endereço da sua rua pode levar a um local preciso. Da mesma forma, apenas o URL inteiro pode levar a um endereço da web. É a composição de todos os elementos individuais que ajudam os servidores da web a direcionar o seu computador para um site.

Protocolo de transferência

O protocolo de transferência pode ser encontrado no início de um URL. Na maioria dos casos, é representado como https: // e também é chamado de Hypertext Transfer Protocol Secure. Isso informa ao site como os dados de uma determinada página da web devem ser transferidos para o seu navegador.

Frequentemente, verá sites que eliminam o “s” e começam simplesmente com http: //. Esses sites são menos seguros do que sites https: //. O “s” indica uma camada de segurança, que criptografa as informações que insere no site. Sem essa segurança, é possível que as informações que inseriu no site sejam usadas por internautas de má-fé.

Domínio de topo

Em termos mais básicos, um domínio de topo (TLD) – também chamado de extensão de nome de domínio – é a combinação de letras que conclui um endereço da web. Na hierarquia de endereços da web, os domínios de topo são os mais críticos.

De todos os TLDs, o mais famoso é .com . Embora também seja o mais popular, há novos TLDs inventados a qualquer hora, estão a tornar-se cada vez mais personalizáveis ​​e podem ser alterados para atender às necessidades de um site individual. Alguns dos mais novos incluem .blog e .me .

Diretórios e pastas

Ao clicar pela primeira vez num site, notará que o trecho final do texto do URL geralmente é o TLD. No entanto, se clicar num link dentro do site, outro lote de texto frequentemente aparecerá. Isso é chamado de diretório ou pasta. Corresponde a páginas específicas de um site. Se um site for como uma página inicial, os diretórios e as pastas serão as diferentes divisões dentro dele.

Exemplo de domínio de segundo nível

Conforme explicado anteriormente, usando “example.com” – a palavra “example” é um domínio de segundo nível. O domínio de segundo nível é importante porque:

  • O SLD é onde posiciona a sua marca. Se é uma empresa ou organização é melhor colocar o nome da sua marca no SLD. Se o SLD desejado já estiver registado, saiba como encontrar proprietários de nomes de domínio, para que possa tentar comprar o SLD pré-existente.
  • Se configurar um endereço de e-mail com o site da sua empresa, o seu SLD é a parte mais proeminente desse endereço. É importante garantir que escolha algo que seja memorável e fácil de escrever.
  • De muitas maneiras, o seu SLD é a identidade do seu site. Deve corresponder aos serviços que oferece. Ele distingue o seu site de outros e, portanto, vale a pena ser cuidadosamente pensado.

Domínios de segundo nível reservados

A Internet Assigned Numbers Authority (IANA) reservou três nomes de domínio para serem usados ​​como exemplos para quem deseja ilustrar os vários elementos de um nome de domínio. Com toda a probabilidade, eles nunca serão disponibilizados publicamente e permanecerão no seu estado atual.

Esses três domínios reservados são os seguintes:

  • example.org
  • example.net
  • example.com

O que fazer e o que não fazer no domínio de segundo nível

Antes de registar o domínio de segundo nível dos seus sonhos, existem algumas coisas que deve ter em mente. Essas dicas rápidas podem ajudá-lo a manter a propriedade do seu site e garantir que gera o máximo de tráfego possível.

  • Lembre-se de renovar seu registo. Ao registar o seu domínio pela primeira vez, tem a opção de registá-lo por até 10 anos. É impossível registá-lo indefinidamente. Certifique-se de que o protegeu pelo tempo necessário e renove-o quando esse tempo acabar. Se houver alguma lacuna entre o momento em que a sua propriedade expira e o momento em que procura renovar, outra pessoa pode adquirir legalmente o domínio. Para evitar problemas, é melhor configurar a sua conta para renovação automática no painel de gestão de conta.
  • Evite usar números, abreviações ou travessões no nome da empresa. Embora seja possível, eles não criam um nome de site fácil de lembrar.

Use um domínio de segundo nível para colocar a sua empresa online

Domínios de segundo nível são talvez a parte mais importante do seu nome de domínio, então certifique-se de escolher um deles com calma!

Tudo começa com o domínio certo. Obtenha já o seu hoje.

Deixe uma resposta