O que é um endereço IP?

O que é um endereço IP?
Ago 30, 2021

Um dos pontos de progresso mais cruciais para a Internet foi a criação de protocolos de Internet (IPs) e endereços IP. Com toda a probabilidade, são termos que já ouviu várias vezes, a respeito de computadores e redes, sem perder tempo para se aprofundar no que significam ou como funcionam.

Se nunca aprofundou o tema, não se preocupe. A maioria dos utilizadores de computador também não seria capaz de fornecer uma definição detalhada. Descubra abaixo como funcionam os endereços Ip e como afetam o seu negócio online.

O sucesso online começa com um grande domínio; obtenha o seu hoje em onesoft.pt .

Protocolos de internet

Um computador é programado para obedecer a uma lista de comandos, regras e padrões integrados, conhecidos como protocolos, para comunicar- e identificar-se com outros computadores ou para se ligar à Internet. Um desses protocolos é conhecido como Protocolo da Internet. Este é responsável por:

  • Pedidos de endereços on-line
  • Entrega de pedidos online
  • Encaminhamento de pedidos online

A cada solicitação, o protocolo da Internet envia um endereço eletrónico de origem, conhecido como endereço IP, para que as informações solicitadas apareçam.

Endereço IP e letras

Na sua essência, os endereços IP significam onde o seu dispositivo atual existe na Internet. Cada dispositivo na rede usa um identificador distintivo ou número único, que é necessário para enviar mensagens para computadores que existem fora da sua rede local.

Se desejar enviar uma carta à sua namorada por correio, deverá escrever o seu nome e endereço no centro do envelope, com o seu nome e endereço na parte superior esquerda do envelope. Esses dois bits de informação agem da mesma forma online, com endereços IP. Estes servem propósitos de dupla finalidade:

  • O endereço de destino – Sinaliza ao serviço de correio para onde deseja que a carta seja enviada e a quem deve ser entregue.
  • O endereço de retorno – Sinaliza ao recetor o local para o qual ele pode enviar a sua resposta. Também sinaliza para o serviço de correio onde devolver a carta, caso ela não possa ser entregue ou recebida.

Endereços IP

Não encontrará dois computadores ligados à Internet a usar o mesmo endereço IP. Mas, ao contrário dos endereços físicos, o endereço IP de um computador não é geograficamente baseado ou vinculado. Em vez disso, a sua localização é baseada numa sequência de dígitos numéricos e pontos que são conhecidos como endereço IP. Esses endereços ordinais sinalizam para os dispositivos responsáveis ​​por transmitir as informações, permitindo que eles saibam duas coisas:

  • Quem está enviando informações?
  • Para quem eles estão enviando esses comandos?

Enviar uma mensagem pela Internet sem este endereço IP de origem seria semelhante a enviar um sinal de emergência SOS, enquanto estiver perdido no mar, sem incluir a sua localização GPS. Mesmo que os serviços de emergência recebam o pedido de socorro, há pouco que eles possam fazer, pois o oceano é muito vasto e nós somos muito pequenos. Num mar de bilhões de mensagens e outras formas de dados enviadas diariamente, o seu envio específico seria inútil.

Estados dos endereços IP

Um endereço IP pode aparecer em um de dois estados, dinâmico ou estático.

  • Endereço IP dinâmico – a grande maioria dos endereços IP mais usados ​​estão num estado dinâmico. Isso significa que o endereço IP não é fixo nem tem propriedade; ele é temporariamente alugado por meio de um sistema de leasing conhecido como Dynamic Host Configuration Protocol (DHCP) por provedores de serviços de Internet. Essas solicitações e concessões de aluguer acontecem rapidamente e de forma automatizada; portanto, quando um aluguer acaba, o seu computador solicita instantaneamente um novo. Embora seja uma ocorrência rara, se dois computadores são atribuídos ao mesmo endereço IP, um liga-se a um endereço IP diferente imediatamente.
  • Endereço IP estático – um endereço estático só pode ser fornecido definindo e editando as configurações de rede do seu computador. Este não é um método comum e só é recomendado para pessoas bem informadas em TCP e IP.

Os dois tipos de sistemas de endereço IP

Basicamente, os computadores comunicam comandos ou protocolos via código binário, que é simplesmente uma série de 1s e 0s, que são então transmitidos e convertidos numa série de impulsos elétricos. Esses endereços IP codificados binários atuam como um passaporte através da Internet, concedendo acesso e servindo como identificação para computadores estrangeiros.

O endereço IP padrão mais comum parecem-se com este: 192.168.1.1. Esta figura seria pronunciada, “um nove dois ponto um seis oito ponto um ponto um”.

Endereço binário IPv4 de 32 bits

Antes que a Internet começasse a florescer, a grande maioria das redes eram privadas de outras ao redor do mundo. No início, os endereços IP usados ​​pelos computadores eram conhecidos como IP Versão 4 (IPv4) e parecem-se com o exemplo dado em cima. Na época, havia combinações possíveis mais do que suficientes de sequencias binárias únicas.

  • Um endereço IPv4 padrão consiste em trinta e dois 1s e 0s
  • Existem 232 combinações possíveis, cujo limite é representado pela figura 232
  • 232 = 4.294.967.296 endereços exclusivos disponíveis

Na época em que a Internet estava no seu aparecimento, esse número parecia grande o suficiente. Mas, no final dos anos 90, os cientistas da computação perceberam que um possível limite de endereços espreitava no horizonte. Com o tempo, esse cenário piorou, já que o uso da Internet agora é praticamente comum em todo o mundo e porque a maioria dos utilizadores tem vários dispositivos, cada um deles requerendo um endereço IP exclusivo.

Endereço binário IPv6 de 128 bits

Uma das soluções para essa escassez de endereços IP prevista foi introduzir uma sequência binária muito mais complexa na forma de IP de 128 bits. Pareciam oito grupos de números hexadecimais separados por dois pontos. Os números hexadecimais são um sistema numérico relativamente complicado usado para representar números maiores. Embora não precise saber os detalhes do que eles significam, deve estar ciente de que eles usam letras como símbolos para representar números maiores.

Portanto, um IPv6 seria assim: F890: 0000: 0100: 0900: 0202: B3GF: E10E: 1026

  • AN IPv6 é representado por 128 1s e 0s
  • Existem 2128 combinações possíveis, o que significa que o limite deste número é representado por 2128
  • 2128 = 340.282.366.920.938.000.000.000.000.000.000.000.000.000 de endereços disponíveis exclusivos

IPs e o DNS

Embora os IPs fossem ferramentas extremamente úteis para permitir que os computadores comuniquem numa rede, eles não eram exatamente amigáveis ​​para os  humanos. Para as máquinas, as sequências digitais aleatórias são a sua linguagem de eleição; para os cérebros humanos, entretanto, a memorização de números grandes e complexos não é uma façanha tão simples nem mesmo para os mais inteligentes de nossa espécie. Isso tornou-se uma tarefa ainda mais substancial à medida que mais computadores se juntaram à crescente rede.

Tentar organizar estes endereços IP exclusivos como faria com uma lista telefónica não foi económico. A solução que os cientistas da computação ofereceram foi o Sistema de Nomes de Domínio, em que sinónimos (nomes de domínio) serviriam como um cognome único para um endereço IP.

  • Cada nome de domínio seria adicionado a um sistema de nomes de domínio, que seria regulamentado pela ICANN (a Internet Corporation for Assigned Names and Numbers).
  • Cada nome de domínio seria único e associado a um endereço IP.
  • Cada nome de domínio seria alugado por um período temporário, que poderia ser renovado.

Um nome de domínio seria semelhante a apple.com, com apple funcione como o domínio e .com atuando como o seu domínio de nível superior.

Domínios de nível superior

Um domínio de nível superior é normalmente referido como uma extensão de nome de domínio e é o que é inserido diretamente após o nome de domínio. Inicialmente, 6 TLDs foram criados para fins específicos. Entender o que é uma extensão de nome de domínio e os diferentes tipos ajuda a escolher a extensão certa para o seu site. As opções mais comuns estão descritos em baixo:

  1. .com – Entidades comerciais e empresas
  2. .gov – Funções governamentais, lugares e pessoal
  3. .mil – Pessoal militar, incluindo os quatro ramos das forças armadas e da guarda costeira
  4. .org – Organizações e entidades sem fins lucrativos
  5. .edu – Instituições de ensino credenciadas
  6. .net – Operadores de rede e provedores de serviços de Internet

Com o tempo, alguns desses TLDs permaneceram rígidos, enquanto outros abriram e transformaram-se  em namespaces gerais. Assim como acontece com os IPs de 32 bits, esses TLDs originais ofereciam uma lista extensa de nomes de domínio disponíveis no início, mas ficaram limitados com o tempo. Como resultado, mais domínios genéricos de primeiro nível (gTLDs) foram adicionados à lista. Atualmente, onesoft.pt oferece mais de 300 gTLDs .

IPs e os servidores do Sistema dos Nomes de Domínio

Ao cobrir endereços IP, é importante saber o que é DNS. A resolução DNS é o processo para quando um nome de domínio é traduzido pelo seu computador num endereço IP. Para que isso ocorra, uma consulta DNS deve ser enviada pelo computador, que então se canaliza por meio de quatro servidores DNS separados pela viagem até ao seu objetivo. Essas quatro etapas são:

  1. Recursor DNS – um servidor da web recebe todas as solicitações de aplicações e começa a pesquisa pelo endereço adequado. Usando as informações disponíveis, o recursor DNS classifica essa consulta e a envia pelo caminho apropriado.
  2. Servidor de nome raiz – a primeira fase da conversão do nome num endereço IP.
  3. Servidor dos nomes de domínio de nível superior – este servidor move o processo, classificando-o de acordo com a extensão do domínio.
  4. Servidor dos nomes autorizado – no fiz da solicitação, localiza o endereço IP vinculado ao domínio, traduz, retorna a mensagem ao recursor e, em seguida, conclui o seu comando.

Nomes de domínio e negócios

Pode haver alguns de vocês lendo isto que ainda não registaram um nome de domínio e criaram um site para a sua empresa. Especialmente para as pequenas empresas, ter um site ajuda de três maneiras principais:

  • Os hábitos de compra das pessoas mudaram – com a ascensão da Amazon e do e-commerce, os compradores estão cada vez mais a escolher o conforto e comprar sentados no seu sofá. Os shoppings começas a ficar para trás e, embora o tráfego de pessoas e as vitrines possam ter sido a força vital de uma pequena loja de rua, este não é mais o caso. Agora, a força vital é o tráfego virtual de pedestres.
  • Os hábitos de procura das pessoas mudaram – muitos consumidores adotaram pesquisas sociais e modelos de revisão de sites, como o Yelp, Facebook e Reddit. Por ter uma presença social, você tem a oportunidade de mostrar quem você é e que bem ou serviço que a sua empresa oferece. Você consegue causar a primeira impressão para, com sorte, atrair clientes curiosos para experimentar o seu produto ou serviço.
  • Se eles não souberem de você, escolherão outra pessoa – Se você não tiver um site, isso pode significar perda de negócios. Está a renunciar às várias oportunidades de divulgar o nome da sua empresa na web. A geração do milénio, em especial, espera que uma empresa legítima tenha um site e pode ser ignorada pela falta de um.

Como um provedor de domínio credenciado, onesoft.pt oferece domínios de nível superior, alojamento web, criação de sites ou lojas online e ferramentas de produtividade de e-mail para ajudá-lo a colocar a sua ideia ou o seu negócio online.

Saiba como os endereços IP ajudam a sua empresa na internet

Os endereços IP são os passaportes atribuídos a cada dispositivo que se conecta à Internet. Eles auxiliam na resolução de comandos, endereçamento e fornecimento de dados. A tradução de endereços IP em nomes de domínio alterou fundamentalmente a natureza da Internet e ajudou a abrir as comportas. Se tiver alguma dúvida sobre IPs, hospedagem na web, nomes de domínio premium ou qualquer outro tópico relacionado à web, os nossos especialistas da onesoft.pt estarão prontos para ajudá-lo.

Tudo começa com o domínio certo. Obtenha já o seu hoje.

Deixe uma resposta