onesoft Domínios 25 de Abril, 2022 Pode pensar que tem uma compreensão firme do que é um subdomínio. Afinal, o nome é bastante óbvio e um pouco de alerta de spoiler. Mas os subdomínios estão repletos de pequenas complexidades que os tornam membros únicos do ecossistema da Internet. E, embora possa sentir-se confiante sobre o que é um subdomínio, pode não estar ciente de tudo para o qual pode usar um subdomínio ou dos desafios que acompanham a existência de um subdomínio. Por exemplo, sabe o impacto que os subdomínios podem ter na classificação do mecanismo de pesquisa do seu site? Neste post, vamos aprofundar o tema dos subdomínios, para que possa ter muito mais confiança sobre o seu conhecimento de subdomínios. O que é um subdomínio? Um subdomínio é, como o nome sugere, uma seção adicional do seu nome de domínio principal. Ao criar subdomínios para ajudar a organizar e navegar em diferentes seções do seu site principal. Dentro do seu domínio principal, pode ter quantos subdomínios forem necessários para aceder todas as páginas diferentes do seu site. Aqui está um exemplo para lhe dar uma melhor perspetiva. Digamos que vende frigoríficos na sua página principal, euvendofrigorificos.pt. Se vende os seus frigoríficos para comida sofisticados on-line, precisa de ter uma loja de comércio eletrónico. Isso deve fazer parte do seu site principal, o que exigirá um subdomínio. A URL da sua loja virtual pode ser loja.euvendofrigorificos.pt. Portanto, “loja” é seu subdomínio, enquanto “euvendofrigorificos” é o seu domínio principal. O “.pt” é o seu domínio de nível superior . Na verdade, pode usar qualquer texto que desejar no seu subdomínio, mas é do seu interesse torná-lo algo que seja fácil para os utilizadores escreverem e lembrarem. Subdomínios facilitam a vida na Internet Deve estar muito agradecido pela existência de subdomínios, seja um navegador da web ou a pessoa que constrói um site . O DNS, ou Domain Name System, existe para facilitar as nossas vidas. Por causa do DNS, só precisamos de lembrar os nomes de um subdomínio, em vez de uma sequencia aleatória de números. O Domain Name System (DNS) está em vigor para criar uma hierarquia da Internet para regular os domínios e subdomínios. Essas regras dizem que os domínios vão da direita para a esquerda. Portanto, o “.pt” em loja.euvendofrigorificos.pt é o domínio de nível superior, “euvendofrigorificos” é o domínio de segundo nível e “loja” é o subdomínio. Empresas ganham dinheiro a vender subdomínios Existem pessoas e empresas por aí que criaram um modelo de negócios lucrativo a vender subdomínios. Para isso, compram nomes de domínio atraentes e vendem os registos para os subdomínios. Outras plataformas, como WordPress, usam um modelo de negócios semelhante, permitindo que os utilizadores criem os seus próprios perfis, nos seus próprios subdomínios exclusivos, sob o mesmo domínio raiz. É por isso que todo site WordPress tem o nome exclusivo e o domínio no URL. Como usar um subdomínio Embora um subdomínio faça parte do site principal, é considerado uma entidade separada pelos mecanismos de pesquisa. As pessoas reconheceram isso e decidiram usar subdomínios para organizar o seu site, sem permitir que certas partes do site fossem indexadas pelo Google. As empresas usam subdomínios por vários motivos. Principalmente, é dar a uma página da Web uma identidade separada nos resultados do mecanismo de pesquisa, mantendo-a como parte do site principal. Ao testar o seu site novo Um dos usos mais comuns de subdomínios é usá-los como campo de testes para quando estiver a atualizar ou criar uma nova versão do seu site. Pode realmente instalar um programa como o WordPress no seu subdomínio e usá-lo como uma entidade completamente separada do seu site principal. Também pode testar as suas atualizações e plug-ins no seu subdomínio para ver como eles funcionam antes de publicá-los no seu site ativo. Ao usar subdomínios como campo de testes, o subdomínio normalmente será algo que os utilizadores da web não pensarão em escrever, já que não quer que eles vejam o conteúdo ainda. Eles agem como páginas “ocultas” onde pode testar novos recursos com segurança antes que estejam prontos para serem lançados. Crie subdomínios para utilizadores ou clientes específicos Digamos que esteja a fazer uma proposta para um cliente criar o seu site novo. Pode criar um subdomínio especificamente destinado a eles para dar uma ideia de como pode ser o novo site. Isto é aloja-lo no seu próprio domínio principal, mantendo a propriedade do subdomínio. Pode então personalizar o site de acordo com as necessidades do seu cliente. Outro exemplo é se um grupo de restaurantes abre num novo local. Pode adicionar o novo restaurante ao site pai e criar uma página da Web para o novo local. Isso mantém o novo restaurante sob o seu domínio geral, ao mesmo tempo em que lhe dá a sua própria identidade online. Atender a diferentes nichos de utilizadores Pode haver momentos em que precise que o seu conteúdo da Web atraia diferentes tipos de utilizadores. Por exemplo, se tiver muitos visitantes internacionais, talvez seja necessário traduzir o seu site para diferentes idiomas. Nesse caso, pode criar subdomínios do seu site para que os utilizadores possam navegar no seu idioma nativo. Muitas vezes é mais fácil (e mais económico) criar páginas separadas do que ter um site multilíngue. Às vezes, também pode precisar de criar o seu conteúdo da Web para diferentes regiões. O melhor exemplo disso é o Craigslist, que possui subdomínios separados para diferentes regiões. Os sites são otimizados para cada região específica, mas estão todos hospedados num domínio mestre. Separe o seu blog do seu site principal Às vezes, pode ser uma boa ideia separar o seu blog do site principal para um subdomínio. Talvez o número de seguidores do seu blog tenha crescido e esteja diminuindo a velocidade do seu site principal, ou talvez porque queira mudar o design do seu blog. Também pode alterar o seu blog para um CMS diferente. Mas, no geral, pode querer mover o seu blog porque ele serve a um propósito diferente do seu domínio principal. Dependendo do que o seu domínio principal faz, pode fazer sentido mover o seu blog para um subdomínio para que eles possam existir separadamente, enquanto ainda estão vinculados ao seu domínio principal. Mova o seu site de comércio eletrónico Da mesma forma, pode querer tirar a sua página de comércio eletrónico do seu domínio principal pelos mesmos motivos. O objetivo do seu site principal pode não ser fazer vendas, e se tiver muito tráfego, ou toneladas de produtos, isso pode deixar as suas páginas mais lentas, criando uma experiência ruim para o utilizador. Mudar para um subdomínio ajuda as coisas a moverem-se com mais facilidade e tornar o seu site de comércio eletrónico mais acessível para os seus clientes. Crie um site separado para smartphones Um subdomínio também pode ser utilizado para fornecer uma experiência mais otimizada para dispositivos móveis para os visitantes do seu site. Mecanismos de pesquisa como o Google podem reconhecer o tipo de dispositivo que um pesquisador está usando e fornecerão a versão do seu site que oferece a melhor experiência de utilizador. Pode criar versões separadas do seu site que atendem a dispositivos móveis e, mais especificamente, a cada tamanho da tela. Essa abordagem adaptativa oferece aos utilizadores uma experiência única, voltada especificamente para o tipo de dispositivo que estão a usar no momento. Cada um desses diferentes layouts tem o seu próprio subdomínio específico. Fornecer um subdomínio compatível com dispositivos móveis é uma necessidade no mundo de hoje, onde mais utilizadores estão a realizar pesquisas em smartphones do que em outros dispositivos. Subdomínios x subdiretórios Os subdiretórios são outra forma semelhante de subpastas que podem ser usadas como extensões da raiz principal do seu domínio . Enquanto um subdomínio normalmente vem antes do domínio principal no seu URL, um subdiretório vem depois. Usando o nosso exemplo anterior, euvendofrigorificos.pt, se adicionar a loja como um subdiretório em vez de um subdomínio, ela aparecerá como euvendofrigorificos.pt/loja. Há muito debate sobre se os subdomínios ou subdiretórios são melhores quando se trata de organizar o seu site e as suas subpastas, especialmente no que diz respeito à otimização de mecanismos de pesquisa. Vejamos rapidamente alguns dos prós e contras de cada um. Custos de alojamento Como os subdomínios são considerados sites separados pelo Google, eles também precisam de ser alojados em planos de alojamento separados. Isso significa que precisará de pagar uma taxa de alojamento separada para cada subdomínio. Felizmente, tem um registador que lhe oferece subdomínios ilimitados, caso contrário, isso poderia tornar-se bastante caro. Enquanto isso, só precisa de adquirir um dos nossos planos de alojamento web e desfrutar de todos os recursos que lhe oferecemos sem custos adicionais. Personalização Com um subdomínio, pode personalizar o conteúdo do seu site para atender a diferentes regiões, utilizadores e produtos. Se precisar de conteúdo exclusivo para cada um de seus diferentes subdomínios, esse pode ser um recurso valioso. Também ajuda a otimizar cada subdomínio para resultados de pesquisa local. No entanto, se realmente não precisa de criar esse conteúdo personalizado, pode ser melhor usar um subdiretório. Isso pode ser muito mais fácil de gerir e não inclui os custos extra. Se um subdomínio ou subdiretório é a melhor escolha aqui, depende das necessidades específicas do seu site. Qual é melhor para SEO? Costumava-se pensar que subdomínios e subdiretórios eram iguais quando se tratava do seu impacto no SEO. De fato, em 2012, o porta-voz do Google, Matt Cutts, disse que eram “aproximadamente equivalentes”, acrescentando que o Google os via como um domínio. No entanto, esse pensamento parece estar a mudar. Os mecanismos de pesquisa agora mantêm métricas diferentes para domínios do que para subdomínios. Por essa razão, é melhor para o webmaster colocar o seu conteúdo digno de link (ex: blogs) em subdiretórios ao invés de subdomínios. Portanto, euvendofrigorificos.pt/blog seria uma opção melhor do que blog.euvendofrigorificos.pt. Uma exceção para isso é quando precisa de sites com idiomas específicos, nos quais o uso de subdomínios ainda é a melhor opção. Os subdomínios eram anteriormente preferidos pelos webmasters porque eram capazes de encher os subdomínios com as palavras-chave que desejavam segmentar nos rankings. O objetivo era carregar as páginas de resultados do mecanismo de pesquisa (SERPs) com a palavra-chave fornecida usando as suas páginas de domínio principal e subdomínio. No entanto, o Google pegou nessa abertura e começou a reprimir a prática. Agora, quando eles fazem a conexão, o Google consolida os resultados da pesquisa e exibe apenas um domínio para o resultado de pesquisa fornecido. Encher subdomínios com palavras-chave para tentar essa estratégia agora pode levar à penalização do Google. A escolha certa para as necessidades do seu site Se optar por usar um subdomínio ou subdiretório, tudo se resume ao que o seu site precisa. No geral, as classificações dos mecanismos de pesquisa são determinadas pelo conteúdo de qualidade mais do que qualquer outra coisa. Um subdomínio pode ser uma ferramenta eficaz para ajudá-lo a organizar o seu site com mais eficiência e, quando usado corretamente, não afetará negativamente o SEO do seu site. No entanto, os subdomínios podem ser usados melhor quando deseja que o conteúdo seja privado e não sites públicos. Compreender Nomes De Domínio Domínio - 0 Share on Facebook Share on X