O que é WHOIS e como ele é usado?

Ago 30, 2021

Cada nome de domínio registado pertence a alguém e, por padrão, essas informações de registo são públicas.

WHOIS é uma forma de armazenar essas informações e disponibilizá-las para que o público as pesquise.

Nesta publicação, vamos mergulhar na base de dados pública WHOIS para entender que tipo de informação está armazenada na mesma, as razões que justificam o armazenamento nesta plataforma e, finalmente, de que modo esta mesma informação pode ser usada. Também discutiremos as opções à sua disposição para manter as suas informações pessoais privadas na base de dados WHOIS.

O que é WHOIS?

WHOIS é uma base de dados pública que armazena as informações recolhidas quando alguém regista um nome de domínio ou atualiza as suas configurações de DNS.

ICANN, a Corporação Internacional para Atribuição de Nomes e Números, regula a base de dados WHOIS. Eles têm feito isso desde 1982, na época selvagem e confusa do início da Internet. Eles descrevem o serviço WHOIS como um “diretório gratuito e publicamente disponível que contém o contacto e as informações técnicas dos proprietários de nomes de domínio”.  Os dados de registo armazenados na base de dados WHOIS são, na verdade, mantidos em diferentes locais, todos geridos por diferentes provedores e proprietários. Um registo possui a gestão de extensões de domínio, como a Verisign, que possui .com e .net, mas não os vende. Em vez disso, os seus domínios são vendidos e registados por meio de diferentes provedores, como a onesoft.pt.

Por que a base de dados WHOIS foi criada?

Inicialmente, a base de dados foi criada como um diretório. Ela listava “as informações de contacto de qualquer pessoa transmitindo dados pela ARPANET”, um bloco de construção da Internet, como a conhecemos hoje.

Pense nisso: a Internet com a qual estamos familiarizados hoje é absolutamente gigantesca. Provavelmente, pode encontrar quase tudo na Internet. Mas com que frequência parou para pensar sobre de onde originam todas as informações e quem está por trás delas? Com o aumento e o destaque das notícias falsas, agora é mais importante do que nunca saber a fonte das suas informações. WHOIS ajuda a democratizar a Internet. Qualquer pessoa, de empresas e corporações a policiais e utilizadores individuais, pode aceder e usar a base de dados WHOIS para descobrir quem está por trás de um nome de domínio e qualquer site associado. Além disso, muitas pessoas consideram a base de dados WHOIS uma ótima ferramenta para oportunidades de negócios. Se pretende colocar a sua empresa on-line ou iniciar um site, precisará de um nome de domínio. No entanto, ao começar, pode descobrir que o nome de domínio que deseja já está registado por outra pessoa. Pode usar a base de dados WHOIS para obter as suas informações de contacto e tentar intermediar e negociar o nome de domínio que deseja.

Que tipo de informação é armazenada na base de dados WHOIS?

Quando um nome de domínio é registado, o proprietário deve fornecer as suas informações e elas precisam de ser precisas. Se fornecer informações falsas ao registar o seu nome de domínio, corre o risco de perder o seu domínio. ICANN escreve: “Se o proprietário do nome de domínio fornecer intencionalmente informações imprecisas, não atualizar as informações dentro de sete dias de qualquer alteração ou não responder dentro de 15 dias a uma consulta sobre precisão, o nome de domínio pode ser suspenso ou cancelado”.

As informações recolhidas durante o processo de registo de domínio incluem:

  • Nome.
  • Endereço.
  • Número de telefone.
  • Endereço de e-mail.

Essas são informações muito confidenciais para se ter ao alcance de qualquer pessoa, especialmente a Internet em geral. Se preferir não ter todas as suas informações pessoais facilmente pesquisáveis por qualquer pessoa com uma conexão à Internet, você tem opções.

Quase todos os provedores de nomes de domínio oferecem alguma forma de privacidade de domínio, que permite que substitua as informações do proprietário por conta própria. Assim, em vez de ter as suas informações de contacto exibidas nos resultados da pesquisa WHOIS, as do seu provedor de registo serão mostradas. Se alguém precisar entrar em contacto consigo sobre o seu nome de domínio, o seu provedor de registo atua como o “intermediário”. Ser-lhe-ão encaminhadas todas as perguntas, de modo que veja e tome medidas.

Na onesoft.pt, levamos a privacidade do domínio para o próximo nível. Oferecemos Domain Privacy + Protection, uma ferramenta que mantém as suas informações fora da base de dados WHOIS e fornece procura de malware e prevenção de listas negras, esta última fornecida por SiteLock. Além das suas informações (ou de seu provedor de registo, se estiver usando privacidade de domínio), os resultados da pesquisa WHOIS exibem informações sobre o seu provedor de registo, contactos administrativos e contactos técnicos. É extremamente útil ter essas informações em mãos se tiver problemas técnicos com o seu domínio ou site.

Limitações de pesquisa WHOIS

Embora a base de dados WHOIS armazene uma grande quantidade de informações sobre nomes de domínio registados, ele não exibe todas as informações de registo de cada nome de domínio. Certos TLDs, como .com e .net, sempre terão as suas informações de registo na base de dados WHOIS. Outros TLDs, como .me ou .gov, exibem menos informações. E também existem algumas extensões de domínio, como .asia ou .coop, que não permitem a privacidade do domínio, então as informações do proprietário estarão sempre pesquisáveis e visíveis.

ICANN trabalha continuamente para melhorar o sistema WHOIS e reconhece que “a evolução do ecossistema da Internet criou desafios para o WHOIS em todas as áreas”. Tenha certeza, com isto, de que à medida de que as medidas vão sendo feitas, onesoft.pt continuará a se esforçar para fornecer as informações mais precisas, ao mesmo tempo em que garante que tenha as ferramentas de que precisa para manter a privacidade e proteção do seu domínio.

Pronto para realizar uma pesquisa WHOIS?

Comece a pesquisar nomes de domínio hoje mesmo em onesoft.pt. Caso tenha alguma dúvida sobre como entender os resultados da pesquisa WHOIS ou qualquer outra questão sobre a plataforma em geral, informe-nos nos comentários abaixo. Boa pesquisa!

Deixe uma resposta