Tudo o que precisa saber sobre gerir um domínio

Tudo o que precisa saber sobre gerir um domínio.
Set 24, 2021

O seu nome de domínio é o componente central da sua presença online – o endereço de um imóvel online que pertence apenas a si ou à sua empresa. Escolher o nome de domínio correto e registá-lo são os primeiros passos essenciais para proteger a casa online da sua empresa, mas não são os únicos.

Para permanecer atualizado e seguro, um domínio precisa de gestão contínua, seja um único domínio pertencente a um novo empresário ou parte de um grande portfólio de domínios pertencente a uma grande corporação. Cada proprietário de nome do domínio precisa de praticar alguma forma de gestão de domínio – e uma ampla gama de serviços e ferramentas de gestão de domínio pode ajudar os utilizadores nas tarefas que vão desde manter os domínios atualizados e seguros até analisar o desempenho com ferramentas sofisticadas.

O que é gestão de domínio?

A gestão de domínio, ou gerir o nome de domínio, refere-se às tarefas contínuas de manter um domínio (ou domínios) pessoal ou corporativo estável, seguro e capaz de oferecer suporte a sites relacionados. O nome de domínio não apenas estabelece a presença do seu proprietário na Internet, mas também serve como um portal para um site comercial ou pessoal projetado para atender às necessidades exclusivas desse proprietário. Os proprietários de sites podem ficar tentados a concentrar toda a atenção na configuração e manutenção do próprio site, mas a gestão do domínio é um fator chave para manter o site ativo e acessível.

Proteger um domínio requer apenas algumas etapas. Encontrar o nome de domínio certo pode levar algum tempo e reflexão, além da ajuda de ferramentas online para realizar uma pesquisa de nome de domínio e verificar a disponibilidade, mas uma vez que um nome foi escolhido, tudo o que é necessário é registá-lo num registador independente ou numa empresa de alojamento web por um período de um ou vários anos. Depois de registado, o nome é atribuído aos servidores de nomes primário e secundário de um servidor, que direcionam o domínio para um site.

Utilizadores individuais e pequenas empresas podem descobrir que um único nome de domínio é tudo o que precisa para estabelecer uma presença online e desenvolver uma marca. Corporações maiores e aquelas com vários interesses comerciais diferentes podem precisar de vários domínios. Muitos registadores recomendam comprar o maior número possível de nomes de domínio relacionados para evitar que sejam usados ​​por concorrentes e para capturar todas as variantes possíveis que podem ser escritas durante uma pesquisa – incluindo erros ortográficos. Isso pode resultar num grande portfólio de nomes de domínio, alguns dos quais podem nunca ser usados. No entanto, quer um utilizador compre um ou vários domínios, a gestão contínua mantém os atualizados e trabalhando para oferecer suporte aos sites que atendem.

Como funciona a gestão de domínio?

A gestão de domínio pode assumir várias formas, dependendo dos objetivos e necessidades individuais do proprietário de domínio. Mas, em geral, um proprietário de domínio precisa de ser capaz de realizar tarefas essenciais, como renovar ou encerrar o registo de nomes de domínio, determinar servidores de nomes e provedores de alojamento web e fazer alterações em nomes de domínio, se necessário.

Como um domínio estabelece a identidade online do seu proprietário, a gestão desse domínio também pode incluir a verificação de nomes semelhantes que podem ser prejudiciais à reputação ou autoridade de uma marca, ou análise de acompanhamento para ver o seu desempenho nas pesquisas. Outra parte importante da gestão de domínio envolve a segurança – validação de endereços IP associados ao domínio e verificação de acesso suspeito ao domínio.

Ferramentas e opções de gestão de domínio

As ferramentas essenciais de gestão de domínio estão disponíveis por meio de registadores ou podem ser integradas no painel de administrador fornecido por um serviço de alojamento web. Essas ferramentas oferecem uma maneira gráfica e não técnica de gerir as configurações relacionadas à manutenção de todos os domínios na conta de um utilizador. Essas ferramentas de gestão permitem que os utilizadores lidem com tarefas importantes, como renovar ou encerrar registos de domínio, validar endereços IP e configurar servidores de nomes.

Uma variedade de ferramentas de gestão de domínio gratuitas e pagas online também podem lidar com tarefas essenciais, como registar e renovar domínios, gerir portfólios de vários domínios e controlar o desempenho do domínio. Alguns também podem incluir gestão de nomes de domínio e outras ferramentas para gerir vários registadores e servidores de nomes e para manter os domínios seguros.

Disponíveis na nuvem ou para download na própria área de cliente do utilizador, essas ferramentas permitem que os utilizadores controlem todos os aspetos da gestão de domínio por conta própria. A gestão de domínio também pode ser feita por terceiros – esta é uma opção atraente para utilizadores com vários domínios ou corporações com um grande portfólio de domínio.

Serviços de gestão de domínio

Como as empresas de todos os tamanhos geralmente compram vários nomes de domínio relacionados com extensões diferentes, elas podem acabar com um grande portfólio de domínios, alguns dos quais podem permanecer inativos por longos períodos ou nunca serem usados. Outros podem estar associados a servidores de nomes diferentes ou a contas de alojamento que possuem termos de renovação variados. Para gerir uma coleção grande e diversificada de domínios, os utilizadores corporativos podem recorrer aos serviços de gestão de domínio, que oferecem uma variedade de planos de serviço para seguir e manter todos os domínios ativos e inativos no portfólio.

Os serviços de gestão de domínio usam o seu próprio conjunto de ferramentas de gestão de domínio para lidar com registos e renovações de domínio, rever o portfólio e excluir domínios não utilizados e desnecessários e manter a segurança do domínio. Com análises sofisticadas para seguir usos não autorizados, desempenho do site e outras métricas importantes, esses serviços podem trabalhar com clientes para resolver problemas e fazer alterações em domínios existentes ou no portfólio como um todo. Embora os serviços de gestão de domínio sejam amplamente usados ​​por empresas maiores, eles também podem ser uma solução útil para proprietários de domínio ocupados que administram empresas de pequeno ou médio porte, ou mesmo indivíduos que não desejam gerir domínios por conta própria.

Mantenha o seu domínio para manter a sua marca online

Um nome de domínio protege o “domínio de autoridade” de um utilizador na Internet e possibilita que indivíduos e empresas criem uma presença online. Quer seja um independente, uma pequena empresa ou uma grande corporação, gerir o seu domínio – ou portfólio de domínio – é tão importante quanto gerir o seu site. Para utilizadores de todos os tipos, as ferramentas e serviços de gerir de domínio podem ajudar a manter os domínios seguros e estáveis, muito depois de comprados e registados.

Tudo começa com o domínio certo. Obtenha já o seu hoje.

Deixe uma resposta