onesoft Website 17 de Abril, 2022 SEO: apenas mais um palavrão ou essencial para um site? Se é isso que está a pensar sobre o SEO, então dizemos-lhe que não poderia estar mais longe da verdade. Se tem um site , provavelmente já ouviu falar de SEO e com razão – ele não vai a lugar nenhum sem um bom seo. Compreender e implementar os fundamentos de SEO contribui diretamente para o aumento do sucesso digital e comercial, então é hora de aprender o que significa SEO e como funciona. Neste guia, abordamos os conceitos básicos de SEO que precisa de saber para ajudar a otimizar o seu site. Vamos discutir: O que é SEO? Por que o SEO é importante? Como o SEO vai o ajudar? A anatomia de uma SERP. Como acompanhar o seu progresso. Estratégias simples de SEO que pode começar hoje. O que não fazer com SEO. Onde posso aprender mais sobre SEO? Vamos então saber mais, vamos? O que significa SEO? SEO é uma abreviatura que significa Search Engine Optimization . SEO é a prática de influenciar positivamente os rankings de resultados do seu mecanismo de pesquisa, aumentando assim a quantidade e a qualidade do tráfego do seu site. Simplificando, o SEO coloca o seu site na frente de mais pessoas nos mecanismos de pesquisa (como Google, Bing ou sapo) sem precisar pagar por anúncios. Embora a otimização do mecanismo de pesquisa pareça que está fazendo alterações nos próprios mecanismos de pesquisa, os aprimoramentos que fará serão no seu site, blog ou conteúdo. Por que SEO é importante, isso afeta o meu negócio? Precisa de mais razões sobre por que deve implementar uma estratégia de SEO? Considere estes fatos recolhidos do Search Engine Journal : 91,5% : A participação média do tráfego gerado pelos sites listados na primeira página de resultados de pesquisa do Google. 51% de todo o tráfego do site vem de busca orgânica, 10% de busca paga, 5% de social e 34% de todas as outras fontes. Mais da metade de todo o tráfego do site vem da pesquisa orgânica – esse é o tráfego do site pelo qual NÃO ESTÁ a pagar, portanto, refinar a sua estratégia de SEO pode economizar dinheiro. 4 em cada 5 consumidores usam mecanismos de busca para encontrar informações locais. ~2 trilhões : o número estimado de pesquisas que o Google processa por ano em todo o mundo. Isso se divide em 63.000 pesquisas por segundo; 3,8 milhões de buscas por minuto; 228 milhões de buscas por hora; 5,5 bilhões de buscas por dia; e 167 bilhões de buscas por mês. ~ 20 : O número de vezes que o SEO tem mais oportunidades de tráfego do que o PPC (Pay-Per-Click) tanto no smartphone quanto no computador. O SEO afeta o seu negócio? Sem dúvida, sim. Mas exatamente o quanto isso afeta o seu negócio depende de si. Se não fizer nada para otimizar e editar o seu site e conteúdo para SEO, isso não funcionará para si. Mas se dedicar alguns minutos para otimizar o seu site, colherá os benefícios do SEO – um aumento na quantidade e na qualidade do tráfego para o seu site devido a classificações aprimoradas dos resultados de pesquisa. O SEO é diferente de outras formas de marketing digital, pois, com o SEO, as pessoas já estão procurando por si. Eles precisam dos seus serviços ou produtos e vão a um mecanismo de busca para descobrir onde podem obtê-los. Com o SEO, não está pagando por anúncios na tentativa de atrair potenciais clientes inconstantes de volta ao seu site – essas pessoas já estão interessadas no que está a vender, então ajude-as a encontrá-lo implementando uma estratégia de SEO antes que seu concorrente o faça. A anatomia de uma SERP O que acontece depois que clica em “Pesquisar” num mecanismo de pesquisa? É levado para a SERP, ou página de resultados do mecanismo de pesquisa . (Pegamos os seguintes exemplos de SERP do Google porque eles dominam o mercado de mecanismos de pesquisa em todo o mundo com uma participação de mercado de 90,46% .) Dependendo dos termos de pesquisa, a sua SERP pode incluir diferentes tipos de resultados; no entanto, existem alguns componentes na página de resultados que não mudam. Aqui está o que está sempre incluído: Anúncios pagos (ou PPC, Pay Per Click): Esses resultados aparecem primeiro porque as empresas que anunciam pagaram dinheiro pelos seus principais canais. Resultados de pesquisa orgânica: resultados de pesquisa orgânicos ou próprios não são pagos; em vez disso, esses resultados aparecem mais para cima ou para baixo na página, dependendo de quão bem eles são otimizados para SEO. Os resultados pagos e orgânicos também podem ser exibidos como: Resultados básicos da pesquisa Esses resultados são exibidos como links com metadados (a descrição na URL). Os resultados básicos não incluem imagens, gráficos ou sugestões de compras na SERP principal Dica profissional : se decidir pagar pelos anúncios, evite clicar nesses resultados de pesquisa. Custará dinheiro, pois será cobrado por clique nesses resultados. Resultados de pesquisa aprimoradas Este é o SERP mais comum que verá, embora nem sempre pareça o mesmo. Os resultados de pesquisa aprimorados podem incluir anúncios pagos, resultados orgânicos, links patrocinados, pacotes locais (empresas locais que atendem aos seus critérios de pesquisa), galerias de produtos e muito mais. O Google está sempre a fazer atualizações e alterações nos seus algoritmos de SEO para exibir os resultados de pesquisa mais relevantes, portanto, resultados de pesquisa enriquecidos nem sempre mostrarão as mesmas coisas. Se clicar num resultado de pesquisa local, ele o levará a uma página onde poderá descobrir mais sobre essas empresas. Parece-se com isto: Dica profissional : se tem uma empresa, reivindique a sua listagem do “Google Meu Negócio” para poder controlar e editar as informações exibidas sobre a sua empresa. “Adicionar informações ausentes” não é uma boa ideia ao tentar atrair visitantes para o seu site. Antes de continuarmos, quando foi a última vez que realizou uma pesquisa on-line para ver a classificação de sua empresa ou site? Se não faz isso há algum tempo, recomendamos fazê-lo. É uma boa ideia saber onde está nos rankings de pesquisa para poder avaliar melhor os seus esforços e melhorias de SEO. Posso medir os meus esforços de SEO? Claro que e pode! E com o Google Search Console — e é grátis. O Google Search Console oferece uma visão profunda do seu site. Pode descobrir como as pessoas estão a chegar ao seu site — de onde vêm, qual dispositivo estão a usar — e quais são as páginas mais populares ou com tráfego intenso do seu site. O Search Console permite que envie seu sitemap ou URLs individuais para ser consultado pelos mecanismos de pesquisa, alertando-o sobre problemas com o seu site e muito mais. Se ainda não usou, não se preocupe. Clique neste link para aceder o Search Console . Em seguida, clique em “Iniciar agora”. Na próxima página, precisará de inserir o seu(s) Domínio(s) e/ou Prefixo(s) de URL. Se escolher a opção Domínio, terá que verificar as suas páginas usando DNS para provar que é o proprietário do domínio e todos os seus subdomínios. Verificar o seu site e suas páginas é para sua segurança. O Google Search Console fornece ótimas informações sobre o seu site e essas são as informações que deve ter. Ao exigir a verificação, o Google garante que um concorrente não terá acesso aos dados do seu site. Se escolher o método de prefixos de URL, terá algumas opções para verificar a sua conta; pode fazer upload de um arquivo HTML (um pouco mais avançado e requer acesso ao diretório raiz de um site) ou, se já tiver o Google Analytics configurado, pode verificar o seu site no Search Console dessa maneira. Este guia para iniciantes do Google Search Console da Moz orienta-o de todas as maneiras de verificar o seu site. Quais táticas de SEO posso implementar agora? Aqui estão três maneiras de melhorar muito o seu SEO. Escreva um bom conteúdo Um bom conteúdo compensa quando se trata de classificações de resultados de mecanismos de pesquisa. O que faz um bom conteúdo? É vinculável. Os mecanismos de pesquisa gostam de conteúdo que pode ser vinculado a outras páginas. Se criar conteúdo, mas tiver fechado (ou seja, só pode acede-lo quando estiver com loguin ou concluir uma ação semelhante), os mecanismos de pesquisa não o classificarão como altamente. Eles estão no negócio de fornecer informações para aqueles que as procuram, portanto, torne o seu conteúdo detetável e vinculável. Apontar para pelo menos 1000 palavras. Os mecanismos de pesquisa recompensam conteúdo robusto, para que a postagem de blog de 300 palavras que espera chegue ao topo dos resultados da pesquisa? – que precisa ser desenvolvido e com conteúdo relevante e valioso. Conteúdo valioso e informativo impulsiona a demanda. Os mecanismos de pesquisa recompensam o conteúdo sob demanda com classificações aprimoradas dos resultados de pesquisa. Portanto, se tudo o que fez foi escrever mais de 1.000 palavras que ninguém se importa em ler e não atende às necessidades do seu público, perdeu o seu tempo, pois não terá uma classificação alta. Pode descobrir qual é o seu público quer saber e o que está em demanda analisando a pesquisa de palavras-chave. Usar WordPress? Existem muitas ferramentas e plugins de SEO gratuitos que podem ajudá-lo e fornecer sugestões à medida que trabalha, como Yoast ou ThirstyAffiliates . Pesquisa de palavras-chave Por que a pesquisa de palavras-chave é importante? Se sabe o que seu público-alvo está à procura, sabe quais palavras e termos incluir no seu conteúdo – aumentando assim a classificação dos resultados. Há uma variedade de ferramentas gratuitas que existem para ajudá-lo a identificar palavras-chave de tendências, como o Google Trends. Essa ferramenta permite pesquisar palavras-chave e termos (e compará-los) para descobrir o quão bem pesquisados são esses termos. Essas informações podem influenciar quais palavras-chave deve usar no seu conteúdo. Se houver um termo muito pesquisado e relacionado ao seu conteúdo, use-o. Aqui está uma lista de 10 ferramentas gratuitas de pesquisa de palavras-chave reunidas pela Ahref , muitas das quais fornecem um nível ainda mais profundo de perceção das palavras-chave que deve usar. SEO na página Moz descreve o SEO On-page como “… a prática de otimizar páginas da web individuais para obter uma classificação mais alta e obter tráfego mais relevante nos mecanismos de pesquisa”. Então, quais são os componentes otimizáveis das suas páginas da web individuais? Conteúdo , que abordamos anteriormente. Etiqueta de título As tags de título são importantes porque ditam o título de exibição nas SERPs (páginas de resultados do mecanismo de pesquisa). É provável que a primeira coisa que as pessoas vejam quando escrevem nos seus resultados de pesquisa, então uma boa tag de título pode atraí-los e levá-los a clicar no resultado. Tentando escrever uma boa tag de título? Evite TODAS AS MAIÚSCULAS, não coloque tantas palavras-chave quanto possível e mantenha-o com menos de 60 caracteres. Alguns caracteres ocupam mais espaço do que outros, então pode usar ferramentas gratuitas de visualização de tags de título para ajudar a visualizar como a sua tag de título realmente será. estrutura de URL É fácil garantir que os seus URLs estejam a funcionar para si nos mecanismos de pesquisa, e não contra si. Como é isso? Certifique-se de que os seus URLs exibam a hierarquia de páginas. Ao fazer isso, o seu URL é facilmente lido pelos mecanismos de pesquisa e explica onde o conteúdo ou a página pode ser encontrado no seu site. Como é um bom URL? www.onesoft.pt/categorias/dominios e aqui está a divisão da hierarquia da página: Agora, imagine se a URL listada acima fosse algo como “ www.onesoft.pt/art289/pio723955 .” O que isso diz aos motores de busca? Não muito, e definitivamente não onde a página reside no seu site. Para obter mais informações sobre os fatores de classificação de SEO na página, dê uma olhada aqui. O que devo evitar ao começar com SEO? Para cada bom conselho de SEO por aí, existem alguns pedaços ruins flutuando por aí. Não importa o tio do primo do amigo de quem lhe diga que é uma boa ideia, evite as seguintes práticas. Preenchimento de palavras-chave Os mecanismos de pesquisa estão constantemente a aprimorar e refinar os seus algoritmos para garantir que o conteúdo mais valioso seja exibido primeiro. Não pode enganá-los enchendo o seu conteúdo de palavras-chave e está feito. Conteúdo duplicado Quando o mesmo conteúdo aparece na internet em vários lugares usando URLs diferentes, é considerado conteúdo duplicado. Pode parecer que ter o seu conteúdo disponível em mais lugares, com URLs diferentes, é uma boa ideia – mais maneiras de as pessoas o encontrarem, certo? — não é. Conteúdo duplicado confunde os motores de busca. Qual URL é o principal ou correto para o conteúdo? Eles devem dividir os resultados e mostrar a metade dos pesquisadores um URL e a outra metade outro? Qual página, ou URL, acaba por receber o crédito pelo tráfego? Em vez de lidar com tudo isso, é provável que sofra uma perda de tráfego porque o mecanismo de pesquisa não exibirá todas as duplicatas. Escrever para mecanismos de pesquisa em vez de pessoas Os mecanismos de pesquisa estão no negócio de obter as informações corretas e melhores para as pessoas que precisam ou procuram por elas. Se estiver a escrever frases irregulares e cheias de palavras-chave, elas serão muito dolorosas para um humano ler. Se não tem pessoas lendo ou interessadas no seu conteúdo, não há demanda. Nenhuma demanda = classificações ruins nos resultados de pesquisa. Conteúdo fino Nunca deve criar conteúdo por criar conteúdo. Certifique-se de que é conteúdo de qualidade – relevante para o seu público e com pelo menos 1.000 palavras – para que os mecanismos de pesquisa tenham maior probabilidade de exibi-lo mais alto nas SERPs. Onde posso aprender mais sobre SEO? Esta introdução ao SEO serve para se familiarizar com a otimização de mecanismos de busca e estabelecer as bases, mas não se esqueça, quanto mais investir em SEO, melhor será o seu site. Quando estiver familiarizado com os tópicos que discutimos aqui, desafie-se a levar isso para o próximo nível com estes tópicos. White Hat vs. Black Hat SEO Sabe como nos filmes os bandidos estão normalmente em cores escuras e deprimidas, enquanto os Jovens usam cores brilhantes ou brancas? Pode pensar em SEO de chapéu branco e chapéu preto da mesma maneira. As táticas de SEO de chapéu preto podem parecer valer a pena no começo, mas, assim como com os bandidos, o que faz voltará para assombrá-lo (como ser colocado na lista negra dos mecanismos de pesquisa!) O Google, por exemplo, está constantemente a atualizar e refinar os seus algoritmos de pesquisa. Se notar um comportamento questionável (como o preenchimento de palavras-chave), eles penalizarão esses comportamentos nas suas atualizações – para que o “hack” que descobriu permite que classifique na página 1 dos resultados de pesquisa? Isso não funcionará quando o algoritmo for alterado e perderá a sua autoridade. Bons hábitos de SEO, ou SEO de chapéu branco, não o colocarão em risco de ser penalizado pelos mecanismos de pesquisa, portanto, a sua autoridade continuará a subir. SEO fora da página Ao contrário do SEO on-page, o SEO off-page (ou SEO off-site) consiste em táticas para melhorar as classificações dos resultados do mecanismo de pesquisa que não são feitas no seu site. Há uma variedade de coisas que pode fazer, mas a construção de links é a mais conhecida. Quanto mais links existirem para o seu site e conteúdo, melhor (dentro do razoável, se enviar spam para todos os sites que possa imaginar com os seus links em comentários, isso não é bom.) A criação de links acontece de várias maneiras; naturalmente, quando alguém considera o seu conteúdo relevante e cria um link para ele numa das suas postagens ou páginas, manualmente, quando trabalha deliberadamente para aumentar o número de links existentes para o seu site, por exemplo, pedindo a clientes ou associados que vinculem ao seu conteúdo e autocriado. Links criados por si mesmo, incluindo links para o seu site ou conteúdo em artigos aleatórias de redes sociais e comentários de blog, podem ser bons com moderação. Juntando tudo Se trabalhar para melhorar as suas táticas de SEO, o seu site e a sua empresa agradecerão. Uma boa estratégia de SEO aumenta a probabilidade do seu conteúdo e páginas serem exibidos mais nos resultados dos mecanismos de pesquisa. Quando o seu conteúdo aparece mais cedo nos resultados de busca obtém mais tráfego do site e tráfego de melhor qualidade, afinal, são pessoas que já estão pesquisando o que tem a oferecer. Ao mergulhar no SEO, lembre-se de fazer um balanço de onde as suas páginas e conteúdo aparecem nas SERPs hoje para que possa avaliar o seu progresso e resultados de SEO amanhã. Use esta introdução ao SEO para ajudá-lo a escrever melhor conteúdo, criar estruturas de URL informativas e entender as táticas de SEO a serem evitadas. Construir a Sua Marca Criar O Seu Site Dicas de Web Design Entender o Desempenho do Seu Site Estabelecer Credibilidade Online Melhores Práticas Motor de otimização de Pesquisa Planear o seu site SEO - Share on Facebook Share on X