Como Comprar um Nome de Domínio

Registar domínio
Nov 12, 2021

Quer seja um blogger ou um empresário a iniciar-se nestas andanças ou tenha um negócio estabelecido, estabelecer uma presença online geralmente começa com a obtenção de um nome de domínio que ofereça suporte ao seu site profissional ou pessoal. Pode comprar um nome de domínio criando e registando um nome original ou comprando e registando um nome de domínio existente que está à venda.

Nome de domínio

O que é um nome de domínio?

Um nome de domínio é o primeiro passo para proteger um pedaço de “imóvel” online que se torna a casa de um site para uso comercial ou pessoal – um nome que representa o protocolo de Internet real de um site, ou endereço IP, que é simplesmente uma série única de números. Milhões de nomes de domínio são usados em todo o mundo e muito mais estão a ser constantemente gerados e tornados únicos por meio de uma lista crescente de extensões que incluem não apenas os famosos .com e .net, mas também os mais específicos, como .church ou .photo. Um nome de domínio aponta para o site que serve, de forma a que o site possa ser encontrado nas pesquisas.

O custo de comprar um nome de domínio varia muito, dependendo do tipo de transação envolvida. Os provedores de alojamento Web podem incluir um nome de domínio gratuito com um contrato de serviço de alojamento ou cobrar menos de um euro numa oferta promocional de alojamento, enquanto as taxas de alojamento padrão e os registadores de nomes de domínio podem ser significativamente mais elevados.

Dependendo de fatores como as classificações do mecanismo de pesquisa ou estatísticas de tráfego, um nome de domínio existente pode ser vendido por centenas ou até milhares de euros por meio de uma venda privada ou em leilão ou mercado de domínio. Além do custo do próprio nome de domínio, outros custos podem incluir taxas de alojamento, configuração ou transferência de um nome de domínio de um host para outro.

Comprar um nome de domínio original do zero

Para muitos utilizadores, criar um nome de domínio é o primeiro passo na jornada para construir uma identidade online consistente e confiável – e essa etapa geralmente envolve um brainstorming de um nome de domínio original e atraente ou gerar um com um dos muitos geradores de nomes de domínio online. Com um nome em mente, os utilizadores podem usar ferramentas de pesquisa de nomes ou até mesmo uma simples pesquisa no Google para ver se o nome está disponível ou se outros nomes em uso são próximos o suficiente para causar confusão.

“Comprar” um nome de domínio não significa necessariamente fazer uma compra única e possuir o nome para sempre. Uma compra típica de nome de domínio envolvendo um nome original significa, na verdade, que os compradores pagam pelo direito de reservar o nome exclusivamente para seu próprio uso. Para comprar direitos a um nome de domínio, um utilizador deve registá-lo diretamente com um registador de domínio ou por meio de um provedor de alojamento por prazos que variam de um ano a vários anos. Para manter os direitos sobre o nome, o utilizador deve renovar o registo quando ele expirar ou corre o risco de perder o nome por completo.

A criação de  um nome de domínio original estabelece uma identidade online nova e exclusiva para um indivíduo ou empresa, mas pode levar tempo e esforço para gerar tráfego e visibilidade, especialmente se o novo nome de domínio for mal otimizado para palavras-chave relevantes. Para reduzir a confusão, novos compradores de nomes de domínio são frequentemente aconselhados a comprar o maior número possível de nomes semelhantes – mesmo aqueles com erros ortográficos óbvios que refletem erros que as pessoas cometem ao escrever numa barra de pesquisa.

Comprar um nome de domínio existente: benefícios, mas também bagagem

Em alguns casos, comprar um nome de domínio existente pode ser uma opção melhor do que criar um novo. Um nome de domínio que está em circulação há algum tempo pode ter mais tração com os mecanismos de pesquisa do que um nome de domínio totalmente novo servindo um site sem conteúdo ou backlinks de outros sites. Alguns domínios que estão para compra podem já ter conteúdo, como uma página inicial completa ou um blog estabelecido, o que economiza tempo e despesas para o comprador construir um novo site do zero. Esses sites também podem estar a ganhar dinheiro ou receber tráfego, o que dá ao novo proprietário um impulso imediato.

Os nomes de domínio ficam disponíveis para venda por vários motivos. Alguns podem ter sido comprados como nomes originais, mas nunca usados, enquanto outros podem representar sites que foram desenvolvidos, mas abandonados quando uma empresa fechou ou um utilizador parou de manter o site e renovar o nome de domínio. Alguns ficam disponíveis devido a uma prática chamada cybersquatting, em que os profissionais de marketing compram um grande número de nomes de domínio disponíveis para tirá-los de circulação e depois revendê-los por preços mais altos.

Os compradores podem adquirir um nome de domínio existente de várias maneiras. Os leilões de nomes de domínio disponibilizam nomes para lances que podem começar com menos de 10€ e chegar à casa dos milhares para um nome especialmente desejável e rico em palavras-chave. Os mercados de nomes de domínio também listam nomes que já expiraram ou foram colocados à venda por proprietários ou comerciantes de nomes de domínio, para que os utilizadores simplesmente encontrem o nome que desejam e paguem o preço de compra. Também é possível abordar o proprietário de um nome de domínio diretamente e se oferecer para comprá-lo numa transação privada.

Comprar um nome de domínio existente traz benefícios, mas esses domínios também podem vir com bagagem. Os potenciais compradores precisam de fazer a devida pesquisa para ter certeza de que estão a comprar um nome que não está associado a um site de reputação duvidosa, ou que está infetado com malware ou cheio de backlinks para sites ruins.

A compra de um nome de domínio existente dá ao comprador a propriedade total do nome. Porém, ele ainda precisa ser registado com o nome do novo proprietário com as devidas taxas pagas a um registador ou empresa de alojamento, e o novo proprietário torna-se responsável por renovar o registo no momento apropriado.

Comece online com o nome de domínio certo

O seu nome de domínio dá o tom para a sua presença online, e encontrar o certo pode levar tempo e esforço. Mas, com opções que variam de totalmente grátis a cinco dígitos ou mais, qualquer pessoa com praticamente qualquer orçamento pode comprar um nome de domínio para lançar um negócio ou uma marca.

Criação de sites onesoft.pt

Deixe uma resposta