Expiração de nomes do domínio: o que precisa de saber

  • Home
  • Domínios
  • Expiração de nomes do domínio: o que precisa de saber
Set 1, 2020

Expiração de nomes do domínio: o que precisa de saber

Os nomes do domínio do site são o endereço principal que uma pessoa ou empresa reserva para estabelecer-se e destacar-se na rede mundial. Esse nome atua como um outdoor, alertando os potenciais clientes que existe, onde está e quais produtos ou serviços fornece. Um site sem um nome de domínio não pode ser encontrado, pois não é apenas a painel da montra, mas também a porta de entrada da loja.

Então, os nomes de domínio expiram? Selecionar o nome de domínio perfeito para o seu negócio pode ser um processo demorado que custa muito tempo, esforço e dinheiro. Mas uma vez que é seu, é seu até que expire. Então, imagine este processo: pega no seu nome de domínio e associa-o ao seu site. Em seguida, passa meses, senão anos, construindo a sua marca em torno disso. Se for bem-sucedido, as pessoas começam a associar o seu produto ou serviço ao nome de domínio. Esse domínio agora é parte integrante do seu negócio e da forma como as pessoas o encontram na Internet. Então, faz login numa manhã e recebe uma mensagem de que o seu domínio expirou. Todo o trabalho duro, todo o tempo e dinheiro investidos na construção da sua marca em torno do seu nome de domínio e extensão de nome de domínio simplesmente não estão mais associados à sua marca. Neste ponto, o seu  nome de domínio expirou e está à venda e disponível para quem quer comprar.

Uma das coisas mais assustadoras que pode acontecer a qualquer proprietário de um site é descobrir que o seu nome de domínio expirou. Essa tragédia empresarial pode ocorrer e ocorre com mais frequência do que imagina e pode ser absolutamente paralisante. Outra pessoa não apenas herdará todo o trabalho investido em SEO e  backlinks  e do trabalho que investi-o na marca, mas agora vai precisar de reconstruir e reformular a marca do zero. Embora haja algo a ser dito sobre resiliência, é melhor evitar a preocupação e o stress de perder o seu nome de domínio porque ele expirou. A seguir, discutiremos os motivos pelos quais o seu domínio pode expirar sem o seu conhecimento e o que acontece quando um domínio expira.

Tudo começa com o domínio certo. Obtenha já o seu hoje.

Razões pelas quais os nomes do domínio podem expirar

É muito fácil ignorar o fato de que o registo de um nome de domínio é algo temporário. Mesmo que, no momento, o nome de domínio seja seu, e pode ser por anos, ainda há uma possibilidade desse domínio sair do seu controlo. Isso pode ocorrer de várias maneiras:

  • Avisos de lembrete de renovação: se desativou os avisos de lembrete de renovação, pode estar se a preparar para um desastre. Embora e-mails e notificações automáticos possam desordenar a sua caixa de correio, eles também podem salvar vidas. Mesmo se desativou manualmente os lembretes de renovação (por qualquer motivo), onesoft.pt começará a enviar lembretes por e-mail para o seu endereço de e-mail registado aproximadamente 30 dias a partir da data de expiração do domínio. Garantimos que receberá pelo menos dois avisos antes da data de vencimento e um dentro de cinco dias após o vencimento. Portanto, preste atenção à sua caixa de correio ou altere as suas configurações para sinalizar as palavras “expiração” ou “renovação”, para garantir que não perca esses lembretes importantes.
  • A renovação automática não está ativada : Ao consultar as informações da sua conta e mudar o seu nome de domínio para renovação automática, assim  evita o esquecimento. Quando a renovação automática estiver em uso, ela renovará automaticamente o seu nome de domínio antes da data de expiração, geralmente um dia antes da expiração. Este recurso continuará a funcionar e renova-se automaticamente, a menos que sejam feitas alterações ou se houver problemas com as suas informações de faturação.
  • Informações de faturação desatualizadas: Quando perde um cartão de crédito ou expira naturalmente, é fácil esquecer todos os sites, serviços e assinaturas que vinculou a esse cartão específico e configurou anteriormente para cobrança automática. Nesses casos, a última coisa a ter em mente será atualizar as informações de faturação num domínio que alugou há anos e, em seguida, configurou para renovação automática. Se perder ou obter um novo cartão de crédito, certifique-se de vasculhar as suas contas e ver o que precisa ser atualizado com a faturação adequado. Com onesoft.pt, se a sua renovação automática tiver problemas com o facturamento, tentaremos várias vezes enviar alertas e lembretes de que o pagamento não foi bem-sucedido e que os dados de faturação devem ser atualizados para evitar que o nome de domínio expire. Pode ser necessário renovar manualmente o seu domínio se for menos de 15 dias antes da expiração.
  • Vários provedores de domínio: quanto mais espalha os seus domínios, mais fácil é esquecê-los ou misturá-los, especialmente se investiu numa infinidade de nomes do domínio de sites diferentes . É muito possível que um nome de domínio escape pelas rachaduras e expire por estar espalhado entre registadores, na onesoft.pt, sugerimos que consolide os seus domínios num só um serviço. Ao fazer isso, tem todos os seus domínios concentrados num só lugar e vinculados a uma conta de faturação. Isso torna muito mais fácil fazer pagamentos, verificar datas de expiração de nomes do domínio ou fazer alterações a partir de uma plataforma centralizada.
  • E-mail de contacto nos dados associados ao domínio: Na onesoft.pt, encorajamos a começar a usar o seu novo endereço de e-mail do domínio como a sua fonte de e-mail primária. Isso é ótimo, exceto quando se trata de expiração de domínio. Se selecionar o seu e-mail de domínio para gerir o nome de domínio ao qual está vinculado, criará um dilema: se esquecer a senha da conta, não será possível inserir o e-mail para recuperar a senha esquecida. Além disso, se a data de expiração passar, não poderá usar esse e-mail durante o período de carência de renovação. Por esse motivo, deve pensar em adicionar um endereço de e-mail secundário à sua conta.
  • Um endereço de e-mail organizacional expirado: um problema que encontramos muitas vezes com o processo de registo de um nome de domínio é que uma pessoa usará uma conta de e-mail do trabalho ou da escola que exige que ela ainda esteja ativamente envolvida com essas organizações para aceder a conta de e-mail, como um e-mail do trabalho ou do clube. Portanto, se uma pessoa registar um nome de domínio com esse e-mail e se formar na escola ou deixar o emprego, ela não terá mais acesso ao endereço de e-mail associado ao nome de domínio. Em muitos casos, será impossível obter novamente o acesso a esse e-mail devido a problemas de segurança ou exclusão da conta como um todo. Embora ainda seja possível renovar o seu domínio sem fazer login na conta, isso torna a vida muito mais difícil para você e aumenta a probabilidade de perder um alerta de expiração de domínio.
  • Esperou muito para renovar: mesmo que tenham recebido muitos lembretes ou alertas de renovação, algumas pessoas simplesmente esperam muito tempo para renovar o seu domínio e passam do ponto em que tudo pode ser feito para remediar a situação. No dia do vencimento perderá a propriedade do nome de domínio.

O que acontece quando um domínio expira?

Existem várias etapas que ocorrerão durante a expiração de um nome de domínio:

Passo 1:

Alertas de expiração de domínio: antes da expiração do registo do nome de domínio, onesoft.pt começará a enviar avisos por e-mail. Pelo menos dois avisos serão enviados antes da expiração e um dentro de cinco dias após a expiração.

Passo 2:

O registo do nome de domínio expira: Se o domínio não tiver sido renovado pelo proprietário antes da data de expiração, o status do domínio será alterado para o que é chamado de período de carência para renovação. Com esse status, ainda pode renovar o nome de domínio sem incorrer em taxas adicionais por um período de carência de trinta dias. Um dia após a expiração, o seu nome de domínio será desativado e substituído por uma página indicando que o nome de domínio expirou e outros serviços que associou ao nome de domínio podem não funcionar mais.

Passo 3:

Fim do período de carência de renovação: Assim que esse período terminar, o status do nome de domínio expirado será alterado para Retenção do Registar. Durante esse período de trinta dias, o proprietário original do domínio pode pagar uma taxa de resgate, bem como a taxa de renovação.

Passo 4:

Leilão do registares: Enquanto estiver sob o status de retenção do registar, o registar tenta vender o nome de domínio num leilão de opções para a licitação mais alta. Se de fato vender, o licitante com com a licitação mais alta terá que esperar os trinta dias completos da retenção do registar antes de possuir o nome de domínio. Se o proprietário original decidir renovar durante esse período, a taxa de licitação será reembolsada e o proprietário original manterá o controlo do nome de domínio. Se o proprietário original não renovar o nome de domínio e os trinta dias passarem, o vencedor do leilão transfere o controlo do nome de domínio.

Etapa 4b:

Venda de encerramento: se o nome de domínio não for comprado em leilão ou renovado pelo proprietário original, um registar geralmente o listará como uma venda de encerramento, onde pode ser comprado por um preço mais barato ‘compre agora’, além do domínio taxa de registo de nome. Se um nome for comprado durante uma venda de encerramento, o período de retenção do registador permanece aplicável, o que permite ao proprietário original a oportunidade de recuperar a propriedade dentro de trinta dias.

Etapa 5:

Período de resgate: Após o término da suspensão do registador, e se o nome de domínio não tiver sido comprado nem renovado, o nome de domínio será devolvido ao registo. Após libertado, o nome de domínio é colocado sob o status de período de resgate, o que significa que não pode ser alterado ou excluído por trinta dias. Durante este período, o proprietário original pode pagar a taxa de resgate, mais a taxa de renovação, a fim de restaurar o site e o e-mail.

Etapa 6:

Fim do período de carência do registo: Se este período de carência terminar sem que o nome de domínio seja renovado, ele será colocado no status de exclusão pendente. Se nenhuma ação de restauração ocorrer por parte do proprietário original, registo ou registador, o domínio será eventualmente excluído. Essa exclusão, então, liberará esse nome de domínio de volta para registo geral.

Mantenha o seu nome de domínio e site a funcionar

Os nomes do domínio desempenham um papel crucial no mercado virtual. A escolha de um nome de domínio criativo é um aspeto importante e demorado de dar ao seu negócio as ferramentas para prosperar. Esse investimento é essencial para o sucesso, e é por isso que a expiração de um nome de domínio pode ser um problema desmoralizante e incapacitante para os negócios, que só piora se um concorrente consegue arrebatar o seu nome de domínio. Todo o tempo e esforço despendidos na construção dessa marca e vinculá-la ao nome de domínio podem ter sido em vão.

A melhor maneira de evitar esse problema é fazer tudo ao seu alcance para evitar que tal desastre ocorra. Isso inclui verificar regularmente os seus e-mails e pastas de spam na procura de avisos de renovação, configurar alertas pessoais de expiração, sempre garantir que as informações de cobrança do seu domínio estejam atualizadas e configurar a sua conta para renovação automática. Se tomar as medidas corretas, poderá evitar uma séria dor de cabeça; portanto, não seja menos do que proativo quando se trata da possibilidade de um dos seus nomes do domínio expirar. Com a infraestrutura certa instalada, isso nunca deve ser um problema!

Criação de sites onesoft.pt

Deixe uma resposta