O que é uma extensão de domínio e qual deve escolher?

  • Home
  • Domínios
  • O que é uma extensão de domínio e qual deve escolher?
O que é uma extensão de domínio?
Set 9, 2021

A sua empresa precisa de dar o seu melhor para alcançar todos os clientes do seu público alvo.

Um ótimo nome de domínio pode ajudá-lo a fazer isso, mas com tantas extensões de domínio diferentes ou domínios de nível superior (TLDs) disponíveis, como sabe qual usar?

O TLD certo depende do tipo de negócio, produtos ou serviços que possui e como gostaria de diferenciar-se do restante do seu setor. Este artigo ajudara-o a identificar quais TLDs funcionam melhor para a sua empresa, portanto, continue a ler.

onesoft.pt tem mais de 300 extensões de domínio para escolher para o ajudar a diferenciar seu site do resto. Tudo começa com um grande domínio. 

Escolha a sua extensão de domínio, ou TLD, com base nas suas necessidades.

Tal como acontece com a maioria das coisas, o TLD certo é o que melhor se adapta às suas necessidades. Domínios genéricos de nível superior (gTLDs) são alguns dos nomes mais comuns que verá, como .com ou .net.

Os domínios patrocinados de primeiro nível (sTLDs) foram projetados para grupos específicos, como faculdades ou organizações governamentais, como .gov. E as extensões de domínio de código de país (ccTLDs) são reservadas para organizações de áreas específicas, como .pt ou .co, com algumas exceções.

Todos os nomes do domínio são únicos – não pode haver dois exatamente iguais. O nome de domínio que usa deve dar uma ideia de qual é o seu site ou empresa e, o mais importante, este precisa de estar disponível.

Por exemplo, .com é o TLD mais usado, então há uma grande probabilidade de o nome de domínio que deseja já estar registado. Nesse caso , extensões de domínio únicas, ou TLDs, como .biz, .club e .tech podem ser um boa opção.

Tudo começa com o domínio certo. Obtenha já o seu hoje.

As extensões de domínio que verá com mais frequência

Novas extensões são lançadas com frequência, por isso encontrará o nome de domínio perfeito, não importa quais sejam as suas necessidades ou objetivos.

No entanto, se quiser usar uma extensão de domínio mais comum, como .com ou .org, ainda pode – pode acabar por pagar um pouco mais por um nome de domínio premium . Nomes do domínio premium são fáceis de lembrar, pronunciar e são muito fáceis de marcar, portanto, valem o custo extra.

Algumas das extensões de domínio mais comuns que verá são:

  • .com – O TLD mais popular, foi originalmente projetado para empresas comerciais, mas agora pode ser usado por qualquer pessoa ou organização na Internet.
  • .biz – Projetado para uso por empresas.
  • .org – Mais usado por organizações sem fins lucrativos, esta extensão de domínio cresceu e tornou-se quase tão onipresente quanto .com. Qualquer pessoa pode registar um nome de domínio .org.
  • .net – Como muitos TLDs, este foi pensado para ser usado em redes, mas agora pode ser usado e registado por qualquer pessoa.
  • .gov – Ao contrário das extensões de domínio acima, o TLD .gov continua restrito, o que significa que apenas organizações governamentais têm permissão para usá-lo.
  • .mobi – muitas vezes, uma empresa ou organização regista o seu nome de domínio usando .mobi se estiver a apresentar uma versão do seu site apenas para smartphones.
  • .pt (ou outros domínios específicos do país) – Provavelmente verá apenas ccTLDs que correspondam ao seu país. Eles são restritos e só podem ser registados por uma empresa ou organização que residam no mesmo país. Por exemplo, apenas empresas dos Portugal podem registar um nome de domínio .pt.

Como escolher o TLD certo para o seu nome de domínio

Diferentes extensões de domínio não afetarão o funcionamento do seu site na Internet.

Algumas empresas preferem usar a extensão de domínio .com para mostrar que têm sucesso o suficiente para pagar um domínio premium , enquanto outras empresas escolhem extensões de domínio específicas de nicho .

Para as empresas que representam um nicho, extensões de domínio como .space podem ajudar a garantir aos seus clientes que é o especialista que os compreende. Também pode usar o seu TLD de nicho de forma criativa para estabelecer um nome de domínio que realmente se destaque (por exemplo, usando o nome de domínio SuperCerveja.beer para uma cervejaria artesanal em vez de SuperCerveja.com).

Escolha a extensão de domínio que melhor o representa

Não importa a extensão de domínio que escolher, você deseja aquela que melhor representa a sua empresa para os seus clientes. Com tantas extensões de domínio para escolher, não há motivo para não encontrar o domínio perfeito.

Tudo começa com o domínio certo. Obtenha já o seu hoje.

Deixe uma resposta