Website vs Domínio: Qual é a diferença

Website vs Domínio: Qual é a diferença
Set 25, 2021

Todos os dias, milhares de empresas mudam ou expandem as suas ofertas de negócios no espaço virtual. O boom dos ponto com não apenas mudou o mundo do comercio, mas também prenunciou as mudanças nas tendências de consumo, à medida que o mundo começou realmente a abraçar a mudança tecnológica.

À medida que os smartphones, computadores e tablets se tornam parte da vida diária, as empresas mudaram os seus esforços para o espaço online a fim de utilizar essas tecnologias fantásticas. Esse movimento em massa para o mercado online e o boom do comércio eletrónico mudou as expectativas e o comportamento do cliente. O fecho de lojas resume a tendência de que as pessoas compram menos pessoalmente e preferem a conveniência de comprar praticamente qualquer coisa no mundo, em casa, no conforto do sofá.

Hoje em dia, se possui um negócio, é vital criar um site mostrando os produtos ou serviços oferecidos. Independentemente de estar ou não sob a proteção do comércio eletrónico, os clientes agora esperam que as empresas tenham o seu próprio site. Seja um canalizador ou médico, um site na Internet confere à sua empresa uma forma de legitimidade, entre muitas outras coisas.

Se nunca criou um site antes, pode ser uma tarefa difícil tentar entender todos os vários elementos envolvidos, especialmente para aqueles que não percebem de computadores. Existem muitos termos técnicos e pode parecer muito complicado, mas tenha certeza, não é tão difícil de compreender. Hoje, vamos concentrar-nos em distinguir a diferença entre um site e um domínio. Em seguida, discutiremos por que ambos são importantes para o seu negócio e terminamos por explicar como pode iniciar o processo de registo de nomes de domínio .

Criação de sites onesoft.pt

O que é um website?

Para distinguir entre websites (ou conhecido também como site ) e domínios, vamos primeiro mergulhar no primeiro. Um site é uma coleção de páginas da Internet e conteúdo multimédia, que pode ser acedido por meio de um dispositivo como um computador, smartphone ou outro dispositivo com acesso e uma ligação com a Internet. Uma página da Internet é a manifestação física desses documentos e é o que aparece no ecrã quando clica num link, escreve um endereço da Internet ou consulta por meio de um mecanismo de pesquisa. As páginas da Internet podem exibir uma variedade de informações e dados, bem como som, animação, texto, cor e gráficos.

Os sites podem ser multifuncionais e podem ser usados ​​a critério do proprietário. Eles podem ser usados ​​para representar governos, indivíduos, organizações ou corporações. Em geral, destinam-se a uma tarefa específica, seja vender um produto ou serviço, entreter, criar redes sociais ou educar. Cada um desses sites de acesso público constitui a World Wide Web.

Quando recebe o endereço de uma pessoa na Internet, geralmente leva à página inicial do site. A página inicial atua como uma mensagem de boas-vindas e interpreta a contribuição do site em termos de bens, serviços ou informações. Na página inicial, uma pessoa pode clicar em links para viajar para outras páginas do site.

Por que as pessoas visitam sites?

Quando se trata de sites versus domínios, na maioria dos casos, as pessoas acedem a um site por dois motivos principais:

  • O que fazer:  os visitantes online navegam na Internet por vários motivos de pesquisa, como passar tempo, procurar entretenimento, comprar um item ou serviço, comunicar-se com outras pessoas, interagir com redes sociais ou pagar uma conta.
  • Para aprender: temos acesso à totalidade do conhecimento do mundo por meio de um pequeno aparelho que carregamos no bolso. As pessoas que visitam sites podem fazer isso para encontrar um horário de cinema, esclarecer uma discussão ou localizar o endereço da bomba de gasolina mais próxima.

Basicamente, um site é a maneira de comunicar quem é a sua empresa para os consumidores que provavelmente nunca conhecerá pessoalmente. Ao criar um site, é importante que conheça o seu público-alvo e esteja atento a ele, ao que ele deseja e precisa. Um site não se destina apenas a atrair as pessoas para tudo o que está tentar vender, mas também para ajudar a convencê-las de que precisam de tudo o que está a vender. Portanto, deve ser organizado de forma que seja agradável à vista, fácil e intuitivo de navegar e transmita com clareza do que está fornecer.

O que é um domínio?

Agora, o que é um nome de domínio de site ? Ao pensar em sites x domínios, é essencial lembrar que os sites agem como a vitrine online que os potenciais consumidores irão examinar, e que a vitrine é composta de uma variedade de coisas, como imagens, arquivos, dados e páginas. Quando um computador comunica com outro computador, ele faz o de maneira semelhante à maneira como viajamos de um lugar para outro. Começamos em um ponto inicial e, em seguida, seguimos as estradas e direções para o endereço de destino final. Os computadores agem da mesma forma e, para alcançar o ponto de extremidade desejado, precisam de um sistema de endereço para distinguir um computador ou servidor de outro.

No início dos anos 80, os cientistas da computação, sob os auspícios do governo e das forças armadas americanas, começaram a construir a rede mundial de computadores. Essa rede de computadores permitia que os computadores conversassem entre si e permitia que o utilizador visitasse sites inserindo fisicamente o seu endereço numérico. O sistema de categorização que eles criaram para atribuir dígitos exclusivos de 32 bits a cada dispositivo ou site foi chamado de Sistema de Endereço de Protocolo da Internet. Coloquialmente, agora chamamos isso de endereço IP.

Este sistema foi um passo em frente, mas não o ideal, especialmente porque mais sites e computadores estavam a ganhar acesso à rede mundial de computadores. Para evitar ter que memorizar ou compilar uma lista de dígitos aleatórios dos seus sites favoritos, os cientistas da computação criaram o Sistema de Nomes de Domínio. Nesse sistema, o proprietário de um site pode registar um nome, se disponível, que pode ser usado como substituto do endereço IP.

Depois que um nome de domínio é adquirido, tem a opção de decidir se deseja usá-lo para um ou ambos os serviços de e-mail ou serviços da Internet. Também tem a opção de simplesmente alugar o nome e mantê-lo como se fosse um investimento. Deve-se mencionar que o registo de um domínio também não cria, de alguma forma, um site, mas sim um nome que pode ser vinculado a esse eventual site e ao seu endereço IP.

Por que domínios e bons nomes de domínio são importantes?

Se deseja criar um site, precisará de registar um domínio e encontrar um nome de domínio adequado. Isso realiza várias coisas:

  • Reforça a sua marca : As probabilidades são de que empregará um URL que inclua o nome do seu site ou alguma interpretação inteligente do nome. Essa será a primeira coisa que os seus potenciais clientes verão e tem o potencial de ser a palavra que vem à mente quando pensam sobre o seu produto ou serviço específico.
  • Torna o site mais fácil de lembrar : mais curto e atraente geralmente é melhor, mas mesmo um nome de domínio mais longo, mas exclusivo, pode ajudar a ficar na cabeça de uma pessoa.
  • Transmitir o que realmente importa: um nome de domínio deve ajudá-lo a vender o seu produto ou serviço em uma única palavra ou frase. Ele tem a capacidade de encapsular tudo o que fornece e pode ajudar os consumidores a saber o que esperar do seu site.
  • Otimização de SEO : SEO depende de palavras-chave para classificações. Um bom nome de domínio deve executar ping em palavras-chave associadas às pesquisas do seu bem ou serviço.

Domínios de topo

Uma vez que existem muitos tipos de nomes de domínio por aí, e já milhões de sites e domínios registados, é importante que conheça os domínios de topo. Eles incluem:

  • .com: abreviatura de comercial, .com foi feito para uso comercial e é a extensão de domínio de topo mais usado.
  • .org: abreviatura de organização, .org destinava-se a organizações sem fins lucrativos. Com o tempo, foi usado por escolas, organizações sem fins lucrativos e com fins lucrativos.
  • .net: abreviatura de rede, .net foi feito para provedores de serviços de Internet e empresas de tecnologia de rede. Com o tempo, foi adotado para uso comercial.
  • .edu: abreviação de educação, .edu foi feito para instituições americanas de ensino superior.
  • .gov: abreviatura de governo, .gov foi feito para funcionários e agências governamentais federais americanas. Agora é usado por agências governamentais, tanto em nível estadual quanto federal.
  • .mil: abreviatura de militar, .mil foi feito para os vários ramos militares americanos e seus membros de serviço.

Registo de domínio vs. alojamento de site

Se deseja registar um domínio, pode fazê-lo através da onesoft.pt . Atuamos como um registador de domínio em seu nome e verificamos com a Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (ICANN) se o domínio desejado está disponível. Se estiver disponível, vamos registar o nome de domínio. Para facilitar este processo, precisa de fornecer as seguintes informações:

  • As suas informações de contacto: nome, sobrenome, morada, número de telefone e endereço de e-mail.
  • As suas informações de pagamento: método de pagamento, morada de faturação
  • O seu nome de domínio desejado
  • A sua extensão de nome de domínio desejada

O registo por meio da onesoft.pt inclui as seguintes ferramentas de domínio:

  • Encaminhamento de URL: redireciona o tráfego de um domínio para outro.
  • Encaminhamento de e-mail: encaminhe e-mails automaticamente para outros endereços de e-mail válidos.
  • Gestão de DNS: mantenha controlo total sobre os seus registos de DNS.
  • Bloqueio de transferência: proteja o seu domínio de transferências de domínio não autorizadas

Alojar um site é diferente de registar um domínio, pois o alojamento envolve o aluguer do espaço onde a página da Internet será alojado, enquanto o registo de domínio é o nome ou a localização desse espaço.

Se deseja alojar um site, primeiro precisa criar um. Este processo pode ser feito por meio de terceiros ou por conta própria e geralmente envolve:

  • Selecionar um modelo de site
  • Personalização do site com fontes, sons, imagens, animação, texto e cores
  • Melhorar a funcionalidade incluindo ferramentas e widgets como galerias de imagens, reprodutores de música ou vídeo, páginas de login e mapas
  • Adicionar mais páginas

Depois que um site é criado, todos os arquivos e informações precisam de ser armazenados em algum lugar, especialmente se espera tráfego para o site. Um servidor  carregará todo o conteúdo do seu site para potenciais visitantes da Internet. Mesmo que o site em si seja digital, esses arquivos exigem armazenamento em servidores físicos. Aqui na onesoft.pt, oferecemos serviços de alojamento web. Oferecemos uma variedade de planos feitos sob medida para as sua necessidade e tráfego esperado.

Devo usar onesoft.t para registo de domínio e alojamento?

Sites e domínios são coisas muito diferentes, mas ambos são absolutamente essenciais para o seu sucesso online. Para que o seu negócio online prospere, precisará de ambos. Pode usar a onesoft.pt para alojar o seu site e registar o seu domínio. Isso beneficia-o por vários motivos:

  • Mantenha a simplicidade : embora possa utilizar serviços separados e plataformas diferentes para alojar o seu site ou registar o seu domínio, é muito mais fácil agrupar os serviços. Nesses casos, tudo é consolidado e as alterações podem ser feitas instantaneamente num só lugar, em vez de alternar entre as plataformas.
  • Vincular domínios e sites : Quando usa a onesoft.pt para ambos os serviços, tornamos a vinculação do domínio a um site um processo contínuo e descomplicado.
  • Centralize as despesas : Ambos os serviços custam dinheiro. Ao registar-se e alojar-se na onesoft.pt, pode controlar a sua contabilidade e outras informações em um só lugar.

Registe um domínio e crie um site para a sua empresa

Existem várias diferenças entre um site e um domínio, mas ambos são componentes vitais para a criação de uma presença online de sucesso. O seu sucesso online começa com um domínio fantástico e um site igualmente impressionante.

Tudo começa com o domínio certo. Obtenha já o seu hoje.

Deixe uma resposta