Como Encontrar um Proprietário de Nome de Domínio

Como Encontrar um Proprietário de Nome de Domínio
Set 24, 2021

Está a tentar aprender como encontrar um proprietário de nome de domínio, mas não sabe por onde começar? Se quer encontrar o proprietário de um nome de domínio , é essencial primeiro entender o significado de um nome de domínio.

É útil pensar na relação entre um nome de domínio e um site da mesma forma que pensa na sua morada de casa. Ao pesquisar um site, insere o nome do domínio (o endereço) para que possa ser direcionado a um site específico. Para encontrar um único site, precisa de um nome de domínio exato.

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TLDs

Cada endereço na Internet termina com uma sequência de letras chamadas extensões de nome de domínio ou TLDs. TLD é uma abreviatura que significa Domínio de Topo. Existem centenas de TLDs e regularmente são adicionados mais. O mais famoso e usado pela grande maioria dos sites é o .com.

É possível para praticamente qualquer pessoa registar um TLD .com se o nome de domínio estiver disponível, mas outras extensões são mais restritas. Por exemplo, se deseja registar um .museum, que designa museus, organizações de museus e indivíduos dentro da profissão museológica, tem de apresentar uma prova de que é um museu ou afiliado.

Quando está à procura de um proprietário de nome de domínio, é vital saber qual TLD está associado ao endereço da Internet. Executar uma pesquisa com um TLD .net em vez de .com pode direcioná-lo para um site totalmente diferente.

Quem é o proprietário do domínio?

Os nomes de domínio são propriedade de quem o registou primeiro num registador credenciado, como onesoft.pt. Para que essa pessoa mantenha a propriedade, ela deve pagar os custos de registo e garantir que todos os seus dados de contacto estejam atualizados.

Depois de uma pessoa registar legalmente um nome de domínio e fornece todas as informações pessoais relevantes a um registador credenciado, esse indivíduo detém os direitos desse endereço da Internet. Eles possuem o endereço da Internet e têm o direito de vendê-lo a qualquer momento. O proprietário pode transferir a propriedade do nome de domínio para um novo utilizador, se desejar.

Comprimento da propriedade do domínio

Normalmente, o período padrão de propriedade do domínio é de um ano. No entanto, dependendo das extensões, é possível registar um nome de domínio por até 10 anos. A renovação também é uma opção para pessoas que não querem comprometer-se com um contrato de vários anos.

Os proprietários de domínio pagam uma taxa anual, que varia de acordo com o TLD escolhido. A onesoft.pt oferece algumas das taxas de renovação e registo de TLD mais acessíveis disponíveis.

Por que procurar um proprietário de domínio?

Há muitos motivos pelos quais alguém deseja pesquisar um proprietário de domínio. Frequentemente, é porque o proprietário pode fornecer informações sobre o domínio e o site que ninguém mais pode. Também é comum que os proprietários de domínio façam pesquisas por si mesmos para confirmar se o seu site está a ser representado on-line com precisão.

Outros motivos para procurar um proprietário de domínio:

  • Comprar: na maioria das vezes, uma pessoa que procura o proprietário de um domínio está interessada em comprar esse nome de domínio. Existem centenas de milhões registados e, para muitos indivíduos e empresas, o seu domínio ideal já foi reivindicado por outra pessoa. Às vezes, o processo de compra de um domínio pré-existente é tão simples quanto entrar em contacto com o proprietário do domínio e fechar um acordo. Frequentemente, é muito mais complicado, mas tudo depende do proprietário do nome de domínio, dos planos que ele possa ter para o site e da sua disposição para negociar.
  • Perguntas sobre produtos ou serviços: às vezes, um site pode não fornecer todas as informações necessárias relacionadas aos seus produtos ou serviços. Nestes casos, o proprietário do domínio pode preencher as lacunas ou responder a perguntas que podem não ser respondidas no site.
  • Verificar a autenticidade: antes de fazer negócios por meio de um site, é importante verificar se o site é exatamente o que afirma ser. A Internet é um viveiro de desinformação e é surpreendentemente fácil para os sites apresentarem-se erroneamente, intencionalmente ou de outra forma. Pesquisar o proprietário do domínio pode ajudar a verificar se um site é legítimo, o que pode oferecer tranquilidade às partes que querem fazer transações financeiras . Da mesma forma, confirmar a legitimidade de um site pode tornar mais fácil confiar em qualquer informação que possa ser oferecida.
  • Relatar um problema técnico: Se um site não estiver a funcionar corretamente e não houver maneiras óbvias de relatar o problema, entre em contacto diretamente com o proprietário. O proprietário investe na manutenção do site e, muitas vezes, ficará grato por ter sido alertado sobre um problema.
  • Confirmar as suas próprias informações: se possui um domínio, é importante verificar se as informações do seu site estão a ser representadas com precisão nas pesquisas. Existem centenas de milhões de domínios registados e os erros de informação são virtualmente garantidos. Se planeia vender o seu domínio em alguma altura, garantir que os seus dados pessoais estejam atualizados pode ajudar os potenciais compradores a contacta-lo.

Encontrar um proprietário de nome de domínio

Se souber o nome de domínio de um site, existem algumas maneiras de descobrir a identidade do proprietário. Na maioria dos casos, a maneira mais fácil de localizar o proprietário de um nome de domínio é  pesquisar na base de dados WHOIS. Se uma pesquisa WHOIS falhar, existem várias outras estratégias para identificar o proprietário de um nome de domínio.

Base de dados WHOIS

Estas são ferramentas de pesquisa gratuitas e acessíveis a todos que contêm quase todos os sites e nomes de domínio. Os serviços WHOIS trabalham em conjunto com registadores como onesoft.pt, recolhendo todas as informações relacionadas à compra, venda e transferência de nomes de domínio.

Serviços WHOIS e ICANN

Existem várias bases de dados WHOIS e todos eles são coordenados pela Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (ICANN). ICANN é uma organização sem fins lucrativos que garante a manutenção e segurança de nomes de domínio, sites e outros namespaces da Internet. Desde 1998, eles coordenam o registo central que contém todos os domínios registados.

Como funciona o WHOIS

O WHOIS foi construído para ser o mais simples possível. A Internet contém uma quantidade enorme de informações e ICANN manteve o compromisso de garantir que a propriedade do domínio permaneça transparente.

Quando faz uma pesquisa numa base de dados WHOIS, o site acede ao registo central da ICANN e obtém todas as informações, atuais e históricas, relacionadas ao domínio que pesquisou. Deve ser capaz de encontrar facilmente informações essenciais sobre o proprietário, como o seu nome, informações de contacto, qualquer propriedade anterior e a data de expiração do domínio. Algumas bases de dados WHOIS vão ainda mais longe e fornecem estatísticas do site, como tráfego e desempenho, bem como outros domínios que um determinado proprietário pode possuir.

Limitações de WHOIS

Embora ICANN e WHOIS tentem ser o mais abrangentes possível, é possível, até mesmo legal, esconder algumas das informações de propriedade mais essenciais. O método mais usado por proprietários de domínio é uma tática chamada registo de proxy. Nesses casos, os proprietários pagaram ou fecharam negócios com empresas ou organizações para atuar como registadores no registo. Quando procura um domínio que foi oculto por um registador de proxy, as informações mostradas não fornecem pistas úteis sobre quem é o verdadeiro proprietário.

No entanto, se está determinado a encontrar o verdadeiro proprietário de um site e descobriu um registador de proxy, existem técnicas de pesquisa que pode usar para obter as informações. Depois de obter o domínio no WHOIS, verifique o histórico de propriedade.

Às vezes, é possível ver quando ocorreu a transferência do proprietário para o proxy e, assim, identificar o proprietário original. Se encontrar outras configurações de privacidade, procure informações anteriores a essas configurações. Se o proprietário registou outros sites, procure-os no WHOIS e veja se eles contêm alguma informação de contacto atualizada.

Noutros casos, os proprietários de domínio podem não ter atualizado as suas informações de contacto. A menos que as informações de contacto atualizadas interfiram de alguma forma na capacidade do registador de domínio de cobrar a sua taxa anual, essa informação incorreta tende a perdurar, às vezes indefinidamente.

Outros métodos de pesquisa de propriedade de domínio

Se tentar encontrar um proprietário de nome de domínio por meio das bases de dados WHOIS, mas não conseguir descobrir as informações desejadas, existem alguns outros métodos de pesquisa que deve tentar antes de desistir.

Inspecione cuidadosamente o site

Mesmo que o proprietário do nome de domínio tenha ocultado as suas informações na base de dados WHOIS, o próprio site pode fornecer informações de contacto. percorra a página, prestando atenção especial na parte superior e inferior da página, procurando links que contenham “informações de contacto” ou algo semelhante. Mesmo que isso não o ligue diretamente ao proprietário, eles podem levar na direção de alguém que conhece.

Redes sociais

Faça a pesquisa de todas e quaisquer contas de redes sociais associadas ao nome de domínio ou site que está procurando. Considere recursos como LinkedIn, Facebook, Twitter e Instagram. Novamente, procure qualquer referência a “informações de contacto” ou endereços de e-mail que possam estar visíveis.

Negociar com um proprietário de nome de domínio

Se consultou as bases de dados WHOIS ou descobriu a identidade do proprietário do nome de domínio, a próxima etapa para quem deseja adquirir um nome de domínio é negociar com o proprietário.

É importante lembrar que, desde que o registo de domínio do proprietário não tenha expirado, ele mantém o controlo total sobre o nome e pode vendê-lo ou mantê-lo, conforme desejado. Às vezes, mesmo que tenha descoberto o nome de domínio perfeito, o proprietário pode não estar disposto a colocá-lo à venda. Circunstâncias como essas surgem com bastante frequência; por esse motivo, é importante manter a mente aberta e estar disposto a cogitar a ideia de registar um nome alternativo .

Envie um e-mail ou entre em contacto com o proprietário usando as informações que adquiriu por meio de pesquisas. Estenda a mão com uma atitude positiva. Mesmo que não haja negociações cara a cara, é importante ser amigável. Depois de concordar com o acordo, troque o pagamento pela propriedade.

Como proteger a privacidade do domínio

Se conseguiu proteger um nome de domínio, mas não o registou para privacidade de domínio, as suas informações privadas estarão disponíveis para qualquer pessoa que fizer uma pesquisa na base de dados WHOIS. Se não se sentir confortável em ter as suas informações tão prontamente acessíveis, mas estiver definido como propriedade do domínio, onesoft.pt oferece registo de privacidade de domínio para várias extensões de domínio TLD.

Se registar o seu domínio  com privacidade, uma pesquisa na base de dados WHOIS para o seu domínio apenas mostrará as informações da onesoft.pt em vez das suas informações pessoais. Na verdade, onesoft.pt irá ocultar todos os detalhes pessoais que não deseja que sejam partilhados com o público. Registar-se para Privacidade de Domínio não significa que sacrifique qualquer controlo sobre o seu domínio – mantém sempre a propriedade total.

Infelizmente, nem todos os TLDs permitem a privacidade da Extensão de Domínio. A privacidade do domínio está disponível apenas para  algumas extensões de domínio como por exemplo .pt, .com, .co, .net, .org, .tv, .info e .mobi.

Por que os nomes de domínio são importantes

Agora que falamos dos pontos importante como encontrar o proprietário de um nome de domínio, é necessário entender por que os nomes de domínio são importantes em primeiro lugar. Os nomes de domínio existem para ajudar os sites a serem localizados e categorizados. No entanto, para empresas e indivíduos, os nomes de domínio podem ser a diferença entre uma presença próspera na internet e uma que tem dificuldade para arrancar.

Quando é o proprietário de um nome de domínio, o seu site comercial ou pessoal ganha credibilidade. Muitos utilizadores da Internet são céticos em relação a sites desconhecidos e, quando o seu nome de domínio é personalizado para o seu negócio, ele dá à sua empresa uma sensação de confiança que, de outra forma, ela não teria.

Se o nome de domínio de uma empresa estiver relacionado aos serviços que ela oferece, será mais fácil para os utilizadores da Internet localizá-los, mesmo que nunca tenham ouvido falar da empresa. Pessoas que usam um mecanismo de pesquisa para pesquisar serviços ou mercadorias terão mais probabilidades de serem direcionadas ao site da empresa, especialmente se o conteúdo desse site tiver sido otimizado para mecanismos de pesquisa.

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